sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

Começa no próximo dia 27 o pagamento dos salários do funcionalismo público estadual. O primeiro grupo a receber é o dos pensionistas, das categorias civil e militar. Dia 28, é a vez dos inativos (civis) e dos servidores que recebem pensões especiais da Secretaria Estadual de Administração (Sead). O cronograma segue até o dia 2 de fevereiro, quando serão liberados os vencimentos dos funcionários da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que constituem o maior grupo da folha do Estado.
Em nota, a Sead informa que o pagamento segue um cronograma que termina antes do prazo estabelecido pela Constituição para o pagamento de salários, que vai até o quinto dia útil de cada mês. A maioria dos mais de 100 mil servidores do Estado - dos órgãos da administração direta, como secretarias e Casa Civil, por exemplo - receberá os vencimentos antes do fim do mês.
Segundo o cronograma, os servidores da área de segurança pública e da administração indireta poderão sacar seus salários, em qualquer agência do Banco do Estado do Pará (Banpará), a partir de 1º de fevereiro.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO
27/01 - Pensionistas (civil e militar);
28/01 - Inativos (civis) e pensões especiais (Sead);
31/01 -Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-Governadoria, NGPR, Procuradoria Geral do Estado, Segov, Sepe, Spaq, Seir, Sedect, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Sedes, Setran, Secom
01/02 - Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Ceasa, Cohab, Centro de Perícias Renato Chaves, EGPA, Emater, FCG,FCPTN, FCV, Funcap, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imep, Iterpa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa;
02/02 - Seduc.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA

Quem fez a pré-matrícula por favor comparecer na escola dia 20 de janeiro para confirmar a matrícula.

INÍCIO DAS AULAS

Para quem está com vontade de estudar uma notícia boa! As aulas terão inicio dia 07 de fevereiro.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ministro promete banda larga popular em 4 anos

A internet de alta velocidade deve estar disponível para a grande maioria da população em, no máximo, quatro anos, garante o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Segundo ele, o governo federal deverá definir, nos próximos cinco meses, os detalhes do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que estabelece as diretrizes para a massificação do acesso à banda larga no país.
“Vamos começar este ano a oferta de serviços em condições mais adequadas, tanto do ponto de vista técnico como de preço”, disse o ministro, em entrevista ao programa 3 a 1, da TV Brasil, que vai ao ar hoje, às 22h. O programa, ancorado pelo jornalista Luiz Carlos Azedo, teve a participação dos jornalistas Samuel Possebon, da revista Teletime, e Elvira Lobato, do jornal Folha de S.Paulo.
Segundo o ministro, será preciso um grande esforço conjunto dos governos estaduais e federal e da iniciativa privada para baratear o preço do serviço. “Nos últimos anos, a compra de computadores no Brasil foi facilitada, mas acesso à internet ainda é caro e muito restrito”, avaliou.
Paulo Bernardo anunciou que determinou à nova diretoria dos Correios que prepare uma nova licitação para o serviço de Banco Postal, cujos atuais contratos terminam em novembro.
Em relação aos contratos com as 1,4 mil agências franqueadas, que venceram e foram prorrogados até junho, ele disse que o governo pode retomar os serviços concedidos caso a licitação de novos contratos fracasse. “As franquias são uma coisa boa, e devem continuar. Mas, se a licitação não der certo, não vamos ficar prorrogando, vamos tomar conta do serviço”.
O ministro disse ainda que o governo poderá buscar alternativas para baratear ou acabar com a assinatura básica da telefonia fixa. Segundo ele, os valores cobrados atualmente são altos, mas a assinatura básica está prevista em contrato e qualquer alteração deve ser negociada com as operadoras. (Agência Brasil)

SAIU HOJE O RESULTADO DO ENEM

O Inep divulgou hoje (14) o resultado do Enem 2010, onde cada participante pode verificar a avaliação individual de seu desempenho.
O resultado individual apresenta o desempenho do participante nas quatro provas objetivas (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) mais a nota da redação.
Para acessar o resultado, o participante deve acessar o site do Inep e informar seu CPF e senha, ou o número de inscrição e senha. Caso o participante tenha esquecido a senha, ele deve digitar o seu CPF no sistema que a senha será encaminhada.
(Soraya Wanzeller/ DOL, com informações do site do Inep)

PRÉ - MATRÍCULA

Informamos aos estudantes que continuem tentando fazer sua pré- matrícula, o problema está no site da SEDUC.
Obrigada!

sábado, 8 de janeiro de 2011

ALGUNS ERROS COMUNS EM DISSERTAÇÃO

1) Fugir do tema:
Esta é uma falha constante que pode fazer com o que o aluno tire nota zero na redação, segundo os educadores. Para não correr o risco de cometê-la, a dica é ler a proposta e grifar as palavras mais importantes.
2) Errar o gênero do texto solicitado:
Este é o tipo de erro que também pode fazer com que o estudante zere na prova. Na tentativa de ser original, segundo Célia Passoni, o candidato chega a escrever uma poesia ou uma narração, quando o que se pede é uma dissertação. Prosa, de acordo com Maria José Grisaro, a professora Zezé, não significa escrever em forma de versos ou diálogos, e sim em parágrafos.
A principal característica da dissertação é a argumentação, ou seja, a defesa de uma tese. Já na narração, conta-se uma história sem ter a necessidade de apresentar explicações. 
3) Usar um estilo de texto autoajuda:
“A dissertação não é um bate papo com o leitor e não pode ser interativa”, diz Zezé. Segundo ela, o candidato costuma utilizar uma estrutura linguística presente em livros ou e-mails com mensagens de autoajuda que incluem, por exemplo, a palavra “você.”
4) Apresentar argumentos frágeis, chavões e do senso comum (no caso das dissertações):
Uma boa dissertação – gênero de texto pedido na maioria dos vestibulares – exige argumentos e explicação sólidas e originais. Falsas generalizações como “lugar de mulher é na coisa”, “antes só do que mal acompanhado” ou "loiras são burras" não são considerados argumentos e só empobrecem o texto.
5) ‘Esquecer’ coesão e coerência:
As informações não podem aparecer jogadas no texto e têm de estar unidas. Também é fundamental não utilizar elementos contraditórios.
6) Errar a grafia ou concordância das palavras:
Frases desestruturadas podem comprometer a redação porque a leitura não flui. Em casos de erros crassos, há perda de pontos.
7) Usar verbos no imperativo:
Expressões de ordem ou que representam conversa com o leitor, como “faça sua parte” não devem ser usadas. Desta forma, o vestibulando foge da discussão exigida na dissertação e joga para o leitor a responsabilidade de refletir. 
8) Mesclar pessoas gramaticais:
Começar o texto usando ‘nós’, mudar para a terceira pessoa, e encerrar usando ‘eu’, é outro erro comum. Isto mostra que o aluno não segue uma ideia em uma linha única.
9) Usar coloquialismo, gírias ou clichês:
Evite-os, até mesmo, entre aspas. “Usar aspas como dizer ao leitor que o aluno sabe que é uma gíria, por exemplo, mas desconhece a norma culta”, diz Zezé.
10) Escrever de forma ilegível:
Seja cursiva ou de forma, letra legível é fundamental para a limpeza e compreensão total do texto. Ao errar uma palavra, a dica é para riscá-la e continuar escrevendo depois.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ALUNOS DA ESCOLA PALMA MUNIZ FICAM COM OS PRIMEIROS LUGARES EM VESTIBULAR

 Alunos da Escola Estadual Engenheiro Palma Muniz fazem bonito no vestibular foram vários alunos aprovados em várias faculdades de todo o Brasil, muitos passaram em mais de dois vestibulares e alguns passaram nos primeiros lugares como: Ana Gabriela Pantoja Monteiro, 2º lugar  TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL - ALIMENTO, UEPA, Brendow Soares Pina, 2º lugar em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ,UEPA, Erika Borges 5º lugar PUC de Goiás, Everaldo Cunha da Silva Júnior 5ª lugar zootecnia FESAR.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Novo secretário de educação reúne com servidores da Seduc


A equipe que, a partir de agora, está a frente da educação básica no Estado do Pará assumiu a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na manhã desta segunda-feira (3). O novo secretário de estado de educação, professor Nilson Pinto; e os secretários adjuntos de ensino, gestão, e logística escolar, respectivamente, Cláudio Ribeiro, Valdecir Costa e Emanuel Matos deram início ao trabalho em um encontro com os servidores da sede, no auditório da instituição.

Com as bençãos do padre Francisco Samuel, da comunidade Santo Expedito, localizada no bairro do Mangueirão, no primeiro encontro com os funcionários da rede, o novo secretário apresentou objetivos e desafios a serem conquistados pela Rede Pública Estadual de Ensino. Na ocasião, a ex-secretária de educação, professora Ana Lúcia Lima, agradeceu o empenho empregado nos últimos anos pelos servidores da educação.

Ao reconhecer os avanços já conquistados, Nilson Pinto, apontou diversos desafios a serem superados. “Nós precisamos investir na qualidade da educação. Essa não é uma tarefa que se resolve com uma simples construção de um prédio. Ela envolve um conjunto de ações”, afirmou o secretário. Nilson Pinto apontou como maior problema a ser superado a qualidade do ensino, cujos índices do Ministério da Educação (MEC), demonstram que o Pará está em último lugar.

Para a melhorar a qualidade do ensino, Nilson Pinto enumerou quatro prioridades para a educação básica em sua gestão: a formação de professores, condições adequadas para a prática do ensino, boas condições de trabalho para o servidor e o estímulo ao desempenho. “Queremos estimular a criatividade, o conhecimento e valorizar o mérito”, informou o titular da Seduc, acrescentando que um sistema de avaliação permanente será implantado. “A avaliação não é um instrumento de punição, é um instrumento de superação de deficiências”, completou.

Perfil – Paraense, natural de Belém, Nilson Pinto nasceu em 25 de março de 1952. Graduou-se bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará (Ufpa), em 1973; mestre em Geoquímica, também pela Ufpa, em 1977; e doutor em Geociências, pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, Alemanha, em 1980.

Professor da Universidade Federal do Pará, foi reitor da instituição, de 1989 a 1993; secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado do Pará, de 1995 a 1998; e secretário Especial de Promoção Social do Estado do Pará, de 2001 a 2002.

Nilson Pinto exerceu três mandatos como deputado federal, pelo PSDB do estado do Pará. Foi eleito pela primeira vez em 1998; reeleito, em 2002, 2006 e 2010. É titular da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, e suplente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a qual presidiu, em 2007. É presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha.

Texto: Mari Chiba (com informações do site www.nilsonpinto.com)
Fotos: Advaldo Nobre
Ascom/Seduc

domingo, 2 de janeiro de 2011

PRÉ - MATRÍCULA

A Pré-Matrícula, primeira fase do Processo, inicia dia 03/01/2011 e destina-se, somente, aos novos estudantes portadores de deficiência, e vai até 12/01/2011.
A segunda fase, também de Pré-Matrícula, destina-se aos demais novos estudantes, no período de 13/01/2011 a 20/02/2011.
 (www.seduc.gov.br) ou pelo número 0800 280 0078

2010 GRANDE ÍNDICE DE APROVAÇÃO NO VESTIBULAR

Direção,professores, funcionários estamos muito felizes e orgulhos com o índice de aprovação no vestibular, é muito bom andar e ver as faixas com os nomes estampados dos nossos eternos alunos, os pais indo buscar a declaração na secretaria todos muito orgulhosos de seus filhos, a grande maioria dos alunos do vespertino passaram em mais de 02 vestibulares, como  a aluna Erica Borges que passou 5º lugar em administração- PUC- de Goiás, e informática no estado do Tocantins.
 Parabéns a todos!