sábado, 30 de abril de 2011

Esmaltes podem oferecer riscos à saúde


A Proteste, entidade civil de defesa do consumidor, analisou algumas marcas de esmalte na cor branca vendidas no país (Colorama, Risqué e Impala), para testar quais seriam as opções mais seguras. Ao final, sete tons das marcas Impala e Risqué foram mal avaliados por conterem substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde.
Alguns desses componentes já foram eliminados nas fórmulas dos produtos na Europa, como o dibutilftalato e o nitrotolueno, pois estudos apontaram serem potencialmente cancerígenos.
Entretanto, no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não restringe o uso do dibutilftalato nem do nitrotolueno. E não há limites para uso do tolueno e furfural, encontrados na composição dos esmaltes.
O órgão enviou os resultados da análise ao Ministério Público Federal de Minas Gerais para providências e solicitou à Anvisa que haja limitação ou exclusão de tais substâncias nas fórmulas dos esmaltes vendidos no país. (eBAND)

sábado, 23 de abril de 2011

DÚVIDAS

1ª) Ele tinha PAGO ou PAGADO a conta?
Aqui, você decide. Este assunto sempre provoca muita discussão. É a guerra dos particípios.
O particípio, que já foi chamado de particípio passado, geralmente termina em – ADO ou –IDO: falado, comunicado, empregado, vendido, perdido, partido, saído.
Alguns verbos irregulares apresentam formas diferentes: escrito, feito, posto, visto, aberto, descoberto.
O problema são alguns verbos que apresentam as duas formas: a regular (pagado, pegado, gastado e ganhado) e a irregular (pago, pego, gasto, ganho).
Há quem defenda o uso exclusivo da forma regular. Negam a existência da irregular. Para esses, deveríamos usar sempre: “ele tinha pagado a conta”, “ela havia pegado os documentos”, “o dinheiro já havia sido gastado”, “os pontos foram ganhados”…
Outros pensam o oposto. Dizem que as formas regulares entraram em desuso e que só deveríamos usar as formas irregulares: “ele tinha pago a conta”, “ela havia pego os documentos”, “o dinheiro já havia sido gasto”, “os pontos foram ganhos”.
Há uma terceira opinião. É a dos moderados, que aceitam as duas formas.
Se você quer saber a minha opinião, lá vai.
Estou com os moderados. Não vejo por que rejeitar as formas clássicas (pagado, pegado, gastado e ganhado) ou negar o novo, que principalmente no Brasil é uma realidade (pago, pego, gasto e ganho).
Quanto ao uso das duas formas, defendo a regra tradicional para os particípios abundantes:
1a) A forma regular só podemos nos tempos compostos (=com os verbos auxiliares TER e HAVER):
“Ele tinha pagado a conta.”
“Ela havia pegado os documentos.”
“Ele havia gastado o dinheiro.”
“Ele tinha ganhado os pontos.”
2a) A forma irregular pode ser usada com qualquer verbo auxiliar (SER, ESTAR, TER e HAVER):
“A conta foi paga”; “Ele tinha pago a conta”;
“Os documentos foram pegos”; “Ele havia pego os documentos”;
“O dinheiro já havia sido gasto”; “Ele havia gasto o dinheiro”;
“Os pontos estavam ganhos”; “Ele tinha ganho os pontos”.
Para terminar, outra observação. As formas “trago” e “chego”, como particípios, são inaceitáveis. Devemos usar apenas as formas clássicas: “Ele tinha TRAZIDO os documentos” e “ela já havia CHEGADO”.
Essa história de “ele tinha trago” ou de “ela havia chego” só se for piada.
2ª) INTERVIDO ou INTERVINDO?
“O juiz já havia INTERVIDO ou INTERVINDO no caso”?
Neste caso não há polêmica. O certo é INTERVINDO.
O verbo INTERVIR é derivado do verbo VIR. Deve, portanto, seguir o verbo primitivo:
Eu venho                 – eu intervenho
Ele vem                   – ele intervém
Eles vêm                  – eles intervêm
Nós vimos                – nós intervimos (=presente do indicativo)
Nós viemos              – nós interviemos (=pretérito perfeito do indicativo)
Ele veio                    – ele interveio
Eles vieram              – eles intervieram
Eu vim                      – eu intervim
Se eu viesse            – se eu interviesse
Quando eu vier        – quando eu intervier.
Quanto ao verbo VIR, há uma curiosidade: é o único verbo cujo particípio é igual ao gerúndio:
“Eu estou VINDO de casa.” (gerúndio),
“Eu tinha VINDO de casa.” (particípio).
Portanto, se o particípio do verbo VIR é VINDO, os verbos derivados devem segui-lo: INTERVINDO, PROVINDO, ADVINDO…
A forma intervido simplesmente não existe.
3ª) COMPLETA ou COMPLETADA?
Muita gente acha estranho quando o Galvão Bueno diz: “quarenta voltas COMPLETADAS”.
Ele está certíssimo.
As duas formas existem, mas merecem uma observação quanto ao seu uso:
1o) COMPLETO é adjetivo. Deve ser usado quando qualifica um substantivo (=ao lado do substantivo ou após um verbo de ligação):
“Ele já deu duas voltas COMPLETAS.”
“A lista dos convocados já está COMPLETA.”
2a) COMPLETADO é o particípio do verbo completar. Devemos usar nos tempos compostos e na voz passiva:
“Ele tinha COMPLETADO quarenta voltas.”
“Quarenta voltas já foram COMPLETADAS.”

UNB anuncia mudanças no vestibular

A Universidade de Brasília (UnB) anunciou mudanças nas provas do vestibular e do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Entre as mudanças estão um peso maior para o domínio da língua portuguesa e a unificação da concorrência dos candidatos a cursos que têm turmas diurnas e noturnas (direito, administração, ciências contábeis, ciências farmacêuticas e arquitetura).
As novas regras passam a valer para o  vestibular 2012 (haverá antes um vestibular no meio do ano, com as regras atuais) e para quem faz a primeira etapa do PAS no fim do ano.
Os candidatos que vão concorrer aos cursos que possuem turnos diurno e noturno  serão distribuídos entre os turnos de acordo com a ordem de classificação. Atualmente, havia duas disputas independentes, uma para o curso diurno e outra para o curso noturno.
A redação terá caráter classificatório. A nota da redação será ponderada junto com as outras provas para o cálculo da nota final. No PAS, a redação valerá 10% do argumento da cada etapa. No vestibular, corresponderá a 10% do argumento final. O candidato que não atingir 40% da nota máxima na redação será eliminado. No PAS, esse fator será considerado somente na soma das três etapas. Haverá prova de redação em cada uma das etapas do PAS. A UnB vai passar a aceitar recursos para as notas da redação.
O vestibular terá pelo menos quatro questões discursivas para cada dia de prova. Pelo menos metade das questões discursivas vão envolver elaboração de textos em língua portuguesa  e nelas serão observados a gramática e ortografia. O candidato que não atingir 20% da nota máxima no conjunto das questões discursivas será eliminado.
O edital com as mudanças será publicado em setembro.
www.g1.globo.com/vestibular-e-educacao

40 dicas para voltar ao peso ideal

Quase metade dos brasileiros está acima do peso, mas é possível reduzir esse número com hábitos saudáveis


Dados divulgados nessa segunda-feira (18) pelo Ministério da Saúde mostram que 48% dos brasileiros adultos estão com quilos extras na balança. O número aumentou em relação a 2006, que era de 42,7%. Mais da metade dos homens está acima do peso (52,1%) e, entre as mulheres, a proporção é de 44,3%.

Para fugir dessa armadilha perigosa à sua saúde, a nutricionista Roberta Stella reuniu todos os truques para fazer o ponteiro da balança voltar ao normal sem que você passe fome:

1) Nada de se desesperar: esqueça as dietas muito restritivas ou que prometem um grande emagrecimento em um período pequeno de tempo. Em longo prazo, o resultado é desastroso.

2) Comece fazendo um diário com os alimentos que você ingere todos os dias. Você perceberá os erros e se corrigirá sozinho. Essa mesma pesquisa do Ministério da Saúde divulgou que a presença de feijão e hortaliças na mesa das famílias brasileiras diminuiu, ao passo que o consumo de gordura aumentou.

3) Estabeleça uma rotina alimentar.
Anote tudo o que come e corrija erros - Foto: Getty Images
4) Estipule cinco refeições por dia, com horários para que elas aconteçam. E cumpra.

5) Analise os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contêm uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca.

6) Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo.

7) Opte por leites e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação.

8) Cuidado com os embutidos (mortadela, salame, presunto). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio.

9) Escolha embutidos com menor quantidade de gordura como, por exemplo, o peito de peru.

10) Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar.

11) Faça lanchinhos entre as refeições, hábito essencial para uma alimentação saudável.

12) Para esses lanches, opte por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada.

13) Coma pelo menos 2 frutas por dia.

14) Consuma as frutas (maçã, pêra, uva) com casca.  
Coma frutas todos os dias - Foto: Getty Images
15) Saladas e legumes devem fazer parte da sua alimentação diária.

16) Evite preparações altamente calóricas como gratinadas, fritas, à parmegiana, à milanesa e quatro queijos.

17) Tempere as saladas com suco de limão e vinagre.

18) O azeite tem gorduras boas para o coração. Mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, use com muita moderação.

19) Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate.

20) Prefira os sanduíches naturais aos oferecidos pelos fast-foods.

21) Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou um sanduíche. Mas lembre-se: utilize a versão light, conservada em água, não em óleo.

22) Prefira as carnes menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros de carne bovina.

23) Retire a pele do frango.

24) Cuidado com os molhos à base de maionese para temperar saladas.  
25) Prefiras os picolés ao sorvete de massa.

26) Sucos naturais são uma ótima pedida para se refrescar.

27) Você pode contar com a água de coco para se hidratar, mas atente à quantidade. Por ser calórica, a bebida não pode ser consumida livremente. Um copo pequeno (200 mL) apresenta 40 calorias. Consuma somente um coco por dia e beba muita água mineral.

28) Evite bebidas gaseificadas, mesmo as que não contêm calorias, como água e refrigerantes light.

29) Durante a refeição, beba somente um copo pequeno (200 mL) de líquidos. Assim a digestão não ficará prejudicada.

30) Um grama de álcool tem 9 calorias. Já um grama de carboidratos ou proteínas contém apenas 4 calorias: ou seja, aquele copinho de cerveja engorda bem mais do que um pedaço de pão. Portanto, evite as bebidas alcoólicas se o objetivo é emagrecer.

31) Se for a um barzinho, evite os petiscos fritos, amendoins e castanhas de caju.

32) Não vá ao supermercado com fome. Isso somente fará com que não resista quando passar pela gôndola de doces e salgadinhos.

33) Beba muita água, pelo menos, 2 litros por dia.

34) Cuidado com o café. Beba, no máximo, 4 xícaras por dia.  
35) Inicie a refeição com um prato grande de saladas (folhas e legumes cozidos).

36) Se exagerar em algum dia, não desista. Recomece novamente no dia seguinte.

37) Dê preferência a alimentos ricos em água e de baixo valor calórico, como frutas, legumes e verduras. Você poderá consumir um volume maior desses alimentos, comparando com aqueles ricos em calorias.

38) Evite fazer a última refeição do dia perto da hora de se deitar. Para não prejudicar a digestão dos alimentos e o sono, faça o jantar, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama.

39) Boa notícia para quem é fã de lanchonetes: as grandes redes de sanduíches já possuem opções saudáveis. Entre elas, destacam-se salada, água de coco e frutas.

40) Não encare a dieta como punição. Afinal, a reestruturação alimentar garante um corpo mais bonito e saudável. A dieta nada mais é que um presente que você dá a si mesmo. Mantenha as atitudes positivas ao longo do emagrecimento.

 Fonte : www.yahoo.com.br

terça-feira, 19 de abril de 2011

Novo salário dos funcionários público sai dia 26

A folha de pagamento de pessoal do Estado recebe este mês um acréscimo de R$ 9 milhões, graças ao reajuste de 6,31% concedido pelo governo do Estado a mais de 90 mil servidores, para cobrir as perdas inflacionárias do período. O pagamento de abril começa na próxima terça-feira (26) pelos servidores inativos e os que recebem pensões especiais, e prossegue até o dia 29, mantendo, assim, a política estadual de pagar os salários de todo o funcionalismo antes do fim de cada mês.

O aumento é válido já neste contracheque e foi garantido pela secretária de Estado de Administração, Alice Viana, durante reunião com representantes da Intersindical, que congrega 12 sindicatos de diversas categorias de servidores.

O secretário de Governo, Sérgio Leão, disse que o reajuste, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o limite do que o Estado pode conceder hoje diante de um cenário financeiro apertado.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS

26/04 - Inativos (civis) e pensionistas especiais (Sead)

27/04 - Pensionistas (civis e militares), Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-Governadoria, NGPR, Procuradoria-Geral do Estado, Segov, Sepe, Sepaq, Seir, Sedect, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Sedes, Setran e Secom.

28/04 - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, Centro de Perícias Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Funcap, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imep, Iasep, Igeprev, Ioepa, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa

29/04 - Seduc
(Agência Pará)

Vestibular UFPA com nova lista de leituras

NOVA LISTA :
1 - Lirismo amoroso nas cantigas trovadorescas.
2- Gil Vicente - O pranto de Maria Parda (monólogo).
3- Amor e desconcerto do mundo nos sonetos de Camões.
4- Lirismo (religioso e amoroso) e a sátira de Gregório de Matos Guerra.
5- Arcadismo em poemas líricos de Gonzaga e Bocage.
6 - ROMANTISMO

    6.1 Leitura dos poemas 'Navio Negreiro', de Castro Alves, e 'I-Juca-Pirama', de Gonçalves Dias.

    6.2 Leitura do romance 'A pata da Gazela' de José de Alencar.

    6.3 Leitura do romance 'A queda dum anjo', de Camilo Castelo Branco.
7 REALISMO, NAUTRALISMO E PARNASIANISMO

    7.1 Leitura do romance de 'Esaú e Jacó', de Machado de Assis.

    7.2 Leitura do romance 'O primo Basílio', de Eça de Queiroz.

    7.3 Leitura dos contos 'Desilusão' e 'Que bom marido', do volume Contos Paraenses, de Marques de Carvalho.

    7.4 Leitura das crônicas 'Trabalho Feminino', 'Antônio Conselheiro', 'Prostituição Infantil' e 'Recenseamento', de Olavo Bilac.
8 SIMBOLISMO- Leitura de poemas de Camilo Pessanha e Cruz e Souza.
9 MODERNISMO

    9.1 Leitura de poemas de Fernando Pessoa (heterônimo: Alberto Caeiro).

    9.2 Leitura de 'Libertinagem', de Manuel Bandeira

    9.3 Leitura do conto 'O carro dos milagres', de Benedicto Monteiro.

    9.4 Leitura de 'Macunaíma', de Mário de Andrade.

    9.5 Leitura de 'Primeira Manhã', de Dalcídio Jurandir.

    9.6 Leitura do romance 'A viagem do elefante', de José Saramago.

Enem substitui o Enade

A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares.
Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos. A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior.
A substituição do Enade de ingressantes pelo Enem é uma demanda antiga das instituições de ensino. A participação no Enade é obrigatória – quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso – mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.
O Enade é aplicado para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições a partir do “valor agregado” pelo estudante ao longo da formação. A nota obtida pelos alunos é utilizada no cálculo de vários indicadores de qualidade que são utilizados para regular a oferta de ensino no país. O Ministério da Educação (MEC) calcula que 1,2 milhão de alunos estão aptos a participar do exame em 2011.
A inscrição dos alunos é de responsabilidade da instituição e deve ser feita de 18 de julho a 19 de agosto pela internet. São considerados alunos ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso em 2011. Já os concluintes são aqueles que tenham expectativa de formatura em 2011 ou que tiverem cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo.
Apesar de dispensados da prova, os ingressantes que tiverem participado do Enem devem ser inscritos no Enade normalmente, para efeito de cadastro. Segundo o MEC, a dispensa tem como objetivo reduzir custos e dar eficácia à aplicação da prova. A economia será de aproximadamente R$ 30 milhões. Outro motivo para fazer essa substituição é que o Enade de ingressante, por ser aplicado no fim do primeiro ano letivo, não aferia as habilidades e conhecimentos adquiridos pelo aluno desde sua entrada até o segundo semestre do curso.
No Enade, os alunos que não comparecem no dia da prova ficam em situação irregular no MEC e precisam esperar uma nova edição do exame para obter o diploma. Outra novidade, a partir deste ano, é que o estudante nessa situação não precisará fazer a prova, basta que a instituição de ensino faça sua inscrição e o caso fica regularizado (Agência Brasil).

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Palma Muniz ganha carteiras novas da SEDUC

Nesta segunda - feira a direção da escola em parceria com a secretaria Municipal de Educação de Redenção buscou na 15ª URE 250 carteiras novas.
Veja algumas fotos como foi a chegada das carteiras.

















domingo, 17 de abril de 2011

Informações sobre o Prise e Prosel UEPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
1ª etapa
Gil Vicente – O Velho da horta
Gregório de Matos Guerra: Sátira
Autores: Cláudio Manuel da Costa e Bocage (Neo classicismo/Arcadismo), Luiz de Camões
(Classicismo) e Gregório de Matos Guerra (Barroco).
2ª etapa
Autores: Álvares de Azevedo e Castro Alves (Romantismo), Olavo Bilac (Parnasianismo), Cesário
Verde (Realismo)
Almeida Garret: Frei Luis de Sousa
Bernador de Guimarães: A escrava Izaura
Machado de Assis: Contos (Capitulo do chapéus, D. Paula e Uma Senhora)
Eça de Queirós: Contos (No moinho)
Inglês de Souza: Contos Amazônicos : O Rebelde.
3ª etapa
Autores: Alphonsus de Guimaraens e Camilo Pessanha (Simbolismo), Manuel Bandeira, Mário
Faustino (Modernismo)
Fernando Pessoa (heterônimo: Ricardo Reis)
Miguel Torga: Novos Contos da Montanha (Natal, A confissão, O Lopo)
Nelson Rodrigues: Vestido de noiva
Graciliano Ramos: Vidas Secas

Para Fazer o Download do Conteúdo Programático
Clique abaixo



Isenções

Período de solicitação: 15/4 a 8/5/11

Entrega da documentação: 9 a 20/5/11

Resultado: 19/8/11


www3.uepa.br/vestibulares/isencao/form.cfm 

Fonte:  

Reunião apresenta propostas para segurança nos acessos às escolas estaduais

A Seduc, por meio da Assessoria de Segurança Escolar, apresentou propostas com a intenção de restringir o acesso às escolas. A proposta apresentada aos gestores começa pelos portões, estes devem permanecer trancados. Os alunos devem acessar as escolas devidamente uniformizados. Em situações de aula extras, um comunicado entre a secretaria e a portaria identificará os alunos em horário especial.

Os servidores das escolas deverão acessar as dependências das escolas somente com identificação. No caso de ex-alunos e responsáveis, a proposta prevê agendamento prévio, no caso de busca de documentação. A Segurança Escolar determina evitar ao máximo a comercialização nas dependências da escola. Para identificar visitantes a proposta recomenda o uso de crachá de acordo com a cor do setor a ser visitado.

A proposta destina também atenção aos que usam bicicletas, carros e motos. Nos dois últimos casos está previsto o ingresso nas escolas apenas para servidores e com as placas fornecidas preliminarmente pela direção à portaria. Sobre as ocorrências no interior da escola, a recomendação é que sejam registradas na polícia e na Seduc.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Instituto do Câncer de SP apresenta ultrassom capaz de destruir tumores

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) inaugurou nesta quinta-feira (14) um serviço de ultrassom - ondas sonoras de alta frequência que o ouvido humano é incapaz de escutar - para destruir células cancerígenas, sem a necessidade de cirurgia e anestesia. O novo equipamento estará disponível à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do efeito do ultrassom em tumores já ser conhecido, o novo equipamento consegue focar até mil feixes em um único ponto - com a ajuda de um aparelho de ressonância magnética. Com o calor, as células cancerígenas são queimadas, sem que o aumento de temperatura afete os tecidos saudáveis vizinhos.
Único na América Latina, o aparelho é de tecnologia israelense e custou R$ 1,5 milhão. Segundo Marcos Roberto de Menezes, diretor do setor de diagnóstico por imagem do Icesp, seis mulheres já foram atendidas com sucesso para casos de miomas - tumores benignos, de tecido muscular e fibroso, conhecidos por afetar o útero.
MRgFUS 1 (Foto: Mário Barra / G1)Aparelho de ultrassom de alta frequência (em azul), ligado a uma esteira para receber pacientes durante ressonâncias magnéticas (Foto: Mário Barra / G1)
O Icesp já solicitou protocolos de pesquisa para testar a eficiência da técnica em metástases - câncer que se espalharam pelo corpo - ósseas.
"Essa tecnologia ainda é experimental, não só no Brasil, como em outros centros do mundo", afirma Marcos. "No caso das metástases, a aplicação seria um paliativo, mais indicada para reduzir as dores causadas pelo tumor e aumentar a qualidade de vida do paciente."
Como funciona
O tratamento, no entanto, não serve para qualquer paciente. Um estudo anterior precisa ser feito para saber quem pode passar pelo ultrassom.
"Dois fatores que são levados em conta na escolha das pacientes são o local do tumores e o tamanho deles", explica o médico do Icesp.
A técnica dispensa o uso de anestésicos. "As pacientes ficam conscientes durante toda a operação, recebem apenas sedativos", explica Marcos. Segundo o médico, o procedimento não causa dor intensa. "As pacientes costumam reclamar de dores parecidas com cólicas menstruais, mas isso somente durante o exame."
Infográfico MRgFUS 1 (Foto: Arte / G1)
No caso do uso da terapia contra miomas, as pacientes deitam, de bruços, em uma esteira usada comumente em exames de ressonância magnética. O aparelho de ultrassom fica logo abaixo da cintura.
A grande vantagem é que as áreas ao redor do tumor não são afetadas, a técnica é muito precisa, só ataca onde é necessário"
Marcos Roberto de Menezes, diretor do
setor de diagnóstico por imagem do Icesp
O diagnóstico por imagem permite conhecer as áreas onde estão os miomas. Após definir os pontos que serão destruídos pelo calor, os médicos começam a disparar as ondas sonoras em pequenos pontos dos tumores. Cada pulso demora apenas alguns segundos. Vários são necessários para queimar uma área inteira. Toda a operação pode levar até, no máximo, 2 horas.
O ultrassom eleva a temperatura das células cancerígenas até 80º C.
"Esse calor destrói qualquer tipo de célula", diz Marcos. "A grande vantagem é que as áreas ao redor do tumor não são afetadas, a técnica é muito precisa, só ataca o que é necessário."
Novo laboratório
O Icesp também inaugurou o Centro de Investigação Translacional em Oncologia - uma rede com 20 grupos de pesquisa em câncer. O espaço foi aberto em cerimônia que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e de Paulo Hoff, diretor do instituto.
Com uma área de 2 mil metros quadrados, o andar no Icesp vai permitir o avanço em estudos sobre o câncer que reúnam conhecimentos de áreas diversas como a biologia molecular, epidemiologia e a engenharia genética. O custo do investimento foi de R$ 2 milhões.
O objetivo, segundo Roger Chammas, professor de oncologia do Icesp e responsável pelo espaço, é reunir todo o conhecimento que se encontra espalhado nas frentes de pesquisa de órgãos como a USP, o Hospital A.C. Camargo e Instituto do Coração.
MRgFUS 2 (Foto: Mário Barra / G1)Sala do recém-inaugurado Centro de Investigação
Translacional em Oncologia.(Foto: Mário Barra / G1)
Entre os equipamentos disponíveis para receber os grupos de pesquisa estão microscópios a laser, sequenciadores de DNA e centrífugas. Haverá também um banco de amostras de tumores, que serão congelados para conservação.
Essa troca de informações é o que classifica o laboratório como "translacional".
"Essa palavra quer dizer que os conhecimentos de uma área em medicina são traduzidos para outra, com o objetivo de fazer o progesso das pesquisas ser integrado", explica Chammas.
Segundo Giovanni Guido Cerri, secretário estadual de Saúde, a importância do espaço está na busca futura de novos tratamentos contra o câncer. “Este novo laboratório e o serviço de ultrassom de alta frequência colocam São Paulo em uma posição privilegiada na rede nacional de atenção ao câncer”, afirma o secretário.

 Fonte:www.g1.globo.com/ciencia-e-saude

terça-feira, 12 de abril de 2011

Nomes dos Concursados convocados pela 15ª URE

15ª URE - CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

Professores
DISCIPLINA: BIOLOGIA
JAKELINE MODESTA ALMEIDA FACHIN
BRUNA DE ALMEIDA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
FRANCIVALDO RODRIGUES SEPULVIDA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
ANDERSON PALHETA LIRA
MARILUCY ALVES DE ALMEIDA NUNES
NILSANE BORGES DA SILVA ALVES
ROBSON VELOSO RIBEIRO SODRE
MARILIA LEIDISLANY MACHADO
DISCIPLINA: HISTÓRIA
ELEILDO VIRGOLINO DA SILVA
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
JUAREZ LUIS PIMENTA
ANTONIO ALAN CARDEC ALVES OLIVEIRA
JOSE FERREIRA DE SOUSA FILHO
CHARLEANO MENDES DO NASCIMENTO
CLERISSON ALVES SARAIVA
ROGERIO DOS SANTOS CARNEIRO
PAULO ROBERTO DA SILVA ANDRADE
ANDRE LUIZ GONCALVES
ROGERIO ALVES DA COSTA
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
SAMIA HAYANE BARBOSA COSTA
LUZIA DA SILVA BORBA
LYGIA NAZARE MARCELO CASSIANO BEZERRA
ELIAZAR SILVA REIS

CARGO: TÉCNICO EM EDUCAÇÃO
15ª URE – CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
ROSANA DE SOUSA MORAIS
ARLETE COELHO DA SILVA SANTOS
HALAN RODRIGUES DA SILVA

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Currículo do ensino médio será flexível

Cai obrigatoriedade da grade curricular e escolas poderão fazer inovações
As diretrizes brasileiras para o Ensino Médio, em vigor desde 1998, devem ser substituídas nas próximas semanas. O novo texto romperá com a grade curricular fixa e incentivará cada escola ou rede a montar o próprio currículo com ênfase em trabalho, ou em ciência e tecnologia ou em cultura.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) estuda a mudança há 8 meses e só aguardava um retorno das secretarias de educação estaduais – responsáveis por mais de 90% das matrículas desta etapa -, que receberam o documento após a posse dos novos titulares da pasta, em janeiro. Ontem, o projeto foi apresentado pelo relator, José Fernandes de Lima, em reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) em Palmas, no Tocantins.
'Com algumas sugestões de mudança de redação, eles aprovaram a essência do projeto', diz Lima. 'Há um consenso de que é preciso mudar algo para tornar esta fase mais atrativa ao adolescente.' O ensino médio tem os piores indicadores de aprendizado e conclusão da educação brasileira: apenas metade dos matriculados conclui os estudos e 10% aprende o que seria o mínimo adequado segundo as expectativas vigentes.
As novas diretrizes esperam que a ênfase em trabalho, ciência e tecnologia e cultura e a flexibilização criem diversidade de projetos que atraiam os jovens. 'Vamos deixar bem claro que cada escola ou sistema está liberado para enfatizar mais uma ou outra área, sem se prender a cargas horárias. Tem que ensinar matemática, português e outros conteúdos sim, mas pode ser dentro de um projeto sobre o que for melhor para a comunidade', explica o relator.
O documento agora segue para votação dentro do CNE no dia 6 e depois aguarda homologação do ministro da Educação, Fernando Haddad. 'Acredito que isso será resolvido em semanas', afirma Lima. Segundo ele, após a aprovação das diretrizes, outros processos serão necessários, como a visita aos estados para esclarecer dúvidas e uma nova discussão das expectativas de aprendizagem mantidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que direcionam avaliações como o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). 'A resolução não tem palavras mágicas, para ela mudar o sistema será necessário muito trabalho das diferentes esferas do governo', diz o relator. Segundo ele, os estados de Pernambuco e Mato Grosso já solicitaram visitas para conversas com técnicos no intuito de fazer adaptações. 'Entendemos que no ensino médio a flexibilização pode ser maior, pois o adolescente já sabe melhor o que quer e poderá escolher entre diferentes propostas'.

 Fonte: www.orm.com.br