quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia Mundial da Tireoide

No Dia Mundial da Tireoide, saiba mais sobre essa glândula que ajuda a manter a saúde em dia


A tireoide é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo. É ela que regula a produção de hormônios que interferem no funcionamento de vários orgãos do corpo humano, como o coração, os rins, intestino e, no caso das mulheres, regula o ciclo menstrual. "Problemas na tireoide são muito comuns, principalmente o hipotireoidismo, a aparição de nódulos benignos e o hipertireoidismo. Na maioria dos casos, essas complicações podem ser tratadas sem maiores preocupações com a ajuda de um especialista", explica o endocrinologista Pedro Saddi, da Unifesp.

De acordo com a especialista, muitas pessoas não se dão conta da importância que a tireoide tem em nosso organismo, e acabam cometendo erros que podem levar a problemas sérios. "Pessoas saudáveis cometem a besteira de tomar remédios para hipotireoidismo, por exemplo, para ter o metabolismo acelerado e emagrecer mais rápido", explica o médico. Segundo ele, isso pode levar rapidamente a um quadro de hipertireoidismo, outra doença séria relacionada à tireoide.

Pagamento dos servidores começa na próxima quarta-feira (25)


Pagamento dos servidores começa na próxima quarta-feira (25) Pagamento dos servidores começa na próxima quarta-feira (25)
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), divulgou nesta quinta-feira (19) o calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais. O início será na próxima quarta-feira, dia 25, e segue até o dia 31 deste mês. O pagamento da folha do estado contemplará em primeiro lugar os pensionistas militares e civis.  Em seguida é a vez dos inativos civis e os que recebem pensões especiais.

Com o calendário o governo reitera o compromisso em pagar todos os funcionários públicos estaduais antes do quinto dia útil do mês subsequente.

A remuneração será feita na seguinte ordem:

25 (quarta-feira)- Pensionista Militar/Pensionistas Civis

26 (quinta-feira) – Inativos Civis e Sead (Pensões especiais)

27 (sexta-feira) – Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria, Defensoria, Gab-Vice, NGPR, Procuradoria, Segov, Sepe, Sepaq, Seir, Sedect, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Sedes, Setran E Secom.

30 (segunda-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC/Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Funcap, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Iasep, Igeprev, Imep, IOE, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa.

31 (terça-feira) - Seduc - capital e interior

domingo, 22 de maio de 2011

Começa escolha do livro didático para o ensino médio

A partir de segunda-feira, 23, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas do ensino médio de todo o país podem escolher os livros didáticos que serão utilizados por seus alunos nos próximos três anos. A escolha deve ser feita pela internet, no sítio eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e termina no dia 12 de junho.

Neste ano, serão selecionados títulos de todas as disciplinas do ensino médio, como português, matemática, física, química, biologia, geografia e história. A novidade é o fornecimento de livros de língua estrangeira (inglês e espanhol), filosofia e sociologia.

sábado, 21 de maio de 2011

ARRAIÁ DO PALMA MUNIZ

Convidamo ocê e sua famia pro grandi Arraiá do Palma Muniz que será dia 28 - 05-2011.
  Vai ter quadria, muita cumida típica, os professor já tão no ensai, ocê vai dar muita gargaiada dessa turma. Oia as foto:






MESA REDONDA

Professora Roseli  coordenou o projeto de história com o tema: Ditadura Militar,  os alunos gostaram muito, eles faziam perguntas para a mesa, onde havia professores   de diversas disciplinas com leitura do tema conforme a sua formação acadêmica.
O Evento foi na quadra de esportes no período noturno para os alunos dos 3º anos. 
Veja alguns momentos:


MOMENTOS ESPECIAIS JOGOS 2011







Cuidando do Planeta

Como já dizia Marx, o objeto geral de trabalho do homem é a terra. O homem deve se comportar na natureza como um elemento da natureza. Assim como os demais animais, o homem interfere na natureza, mas, diferentemente dos animais, ele pode antecipar suas ações sobre o meio ambiente de forma consciente.

Em função disso, um grupo de professores da Escola Palma está desenvolvendo o Projeto Poema ( Projeto Escola Educação e Meio Ambiente onde o objetivo é mostrar as vantagens da reciclagem do lixo, problemas foram levantados como: O que deveria ser feito as pilhas, baterias, vidros, sendo que em nossa cidade não tem empresas para reciclar esses materiais.
O projeto também está voltado para a   preservação e higiêne do espaço escolar.

Prêmio Jovem Ciêntista

Inscrições
 A ficha de inscrição online já está disponível desde  9 de maio. Até lá, os estudantes do Ensino Médio podem preencher o formulário impresso (clique aqui para download ) e enviá-lo juntamente com o trabalho de pesquisa e o comprovante de matrícula para a Fundação Roberto Marinho.
Se você é estudante do Ensino Superior ou Graduado, inscreva-se no www.jovemcientista.cnpq.br

Como ParticiparEstas instruções são pra você que quer se inscrever no Prêmio Jovem Cientista – Categoria Ensino Médio, mas não sabe exatamente por onde começar.
A primeira coisa que você precisa saber é que o tema desta edição é “Cidades Sustentáveis”. Os organizadores esperam que você use sua capacidade de investigação e criatividade para propor soluções que transformem nossas cidades em ambientes sustentáveis. É fácil participar. Você pode ganhar laptop; bolsa de estudos; e receber o prêmio em Brasília, em cerimônia com a presidente da República.
volta

1º Passo: Abordagem
Pesquisar é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados. Comece identificando um foco para sua pesquisa, respondendo à pergunta “O que pretendo abordar?” Temos algumas sugestões, como: Ambientes e edificações sustentáveis; Planejamento urbano e qualidade de vida; Gestão das águas; Políticas de mobilidade; Agricultura urbana; Gestão de resíduos orgânicos, inorgânicos e perigosos; e Impactos das mudanças climáticas nas cidades. E você encontrará mais detalhes sobre as linhas de pesquisa na seção TEMA 2011 . A definição da abordagem pesquisa pode surgir de sua observação do cotidiano, de experiência profissional ou escolar, de seu contato e relacionamento com especialistas no tema, ou de outros programas de pesquisa.
volta

2º Passo: Orientador
Converse com um de seus professores e peça para que seja seu orientador no Prêmio Jovem Cientista. Ele pode lhe ajudar a selecionar referências sobre o tema assim como orientar na metodologia de pesquisa. Os professores e as escolas dos três primeiros agraciados também são premiados.
volta

3º Passo: Referências
Descubra quem já pesquisou ou falou sobre o assunto que você quer tratar. Pesquise as questões relativas ao ambiente urbano em livros, jornais, revistas, filmes, na Internet, e, sobretudo, na própria comunidade na qual você vive. A revisão dessas referências é fundamental, pois definirá os contornos da questão a ser estudada e enriquecerá sua investigação com novos dados e informações.
volta

4º Passo: Problema, Justificativa e Objetivos
Comece a registrar suas idéias. Elabore o foco da pesquisa de forma simples e clara, evidenciando o problema. Explique porque é relevante e as vantagens e benefícios que sua pesquisa vai proporcionar. Sintetize os objetivos que pretende alcançar.Eles devem informar como sua pesquisa irá efetivamente ajudar a solucionar o problema. Problema, Justificativa e Objetivo devem convencer os leitores da relevância de seu trabalho. Por isso, peça que seu orientador e outras pessoas leiam seu texto. Escute atentamente suas observações e reformule o texto, se achar necessário.
volta

5º Passo: Desenvolvimento da pesquisa
Você pode começar definindo algumas hipóteses, elaboradas a partir de sua observação do problema e das referências revisadas.  Então defina onde e como será realizada a pesquisa. Especifique o tipo de pesquisa, a população (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar as informações. Você poderá optar por vários tipos de amostras; por fazer questionários, entrevistas, visitas, ou simplesmente uma revisão bibliográfica. Todos esses elementos devem responder adequadamente ao problema, ao teste das hipóteses e permitir a realização dos objetivos da pesquisa propostos por você. Duas qualidades são fundamentais na coleta de dados e informações: a paciência e a persistência.
volta

6º Passo: Análise
Você deve analisar os dados e informações obtidos em sua pesquisa, verificar se eles confirmam ou refutam suas hipóteses. É importante discutir os resultados com seu orientador e comparar com o resultado de outros trabalhos na mesma área.
volta

7º Passo: Síntese e conclusão
Nesta etapa, você deve explicitar se os objetivos da pesquisa foram atingidos, se as hipóteses ou os pressupostos foram confirmados ou rejeitados. E ainda deve ressaltar a contribuição de sua pesquisa: para o problema apresentado; para você pessoalmente; e para sua comunidade, se for o caso. Na categoria Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista, o resultado da pesquisa deve ser apresentado em um texto de no máximo três (3) e no máximo dez páginas, em tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5 contendo três partes:"
- Apresentação (problema, justificativa e objetivos);
- Desenvolvimento (pesquisa e análise)
- Conclusão (resultado da pesquisa)
Uma ultima página com referências bibliográficas pode ser adicionada.
volta

8º Passo: Envio do Trabalho
AAo terminar a pesquisa, inscreva-se no Prêmio Jovem Cientista com a ajuda de seu professor. A partir do dia 9 de maio, você poderá se inscrever online. Até lá use o formulário impresso para encaminhar seu trabalho.
volta


Para mais informações:
Escreva para: jovemcientista@frm.org.br

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Inscrições para Enem 2011 começam em 23 de maio, às 10h

Camila Campanerut
Em Brasilia
Atualizado em: 18/05/2011 - 17h09
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarqia responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acaba de divulgar as datas de inscrição para o exame deste ano: de 23 de maio, a partir de 10h até dia 10 de junho, às 23h59. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet.

As inscrições vão custar R$ 35. E, assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública.
As provas deste ano serão nos dias 22 e 23 de outubro.
Algumas regras seguem as mesmas no Enem 2011: estão proibidos o uso de lápis e borracha na prova e os inscritos não poderão portar relógio e celular.

Ministério da Educação confirma Enem nos dias 22 e 23 de outubro

Haverá outra prova em maio de 2012, mas a data ainda não foi divulgada.
Em 2010, mais de 4 milhões se inscreveram para participar do exame.

O Ministério da Educação (MEC) confirmou na noite dessa terça-feira (17) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 será realizado nos dias 22 e 23 de outubro.
Haverá outra prova em maio de 2012, mas a data deve ser divulgada pelo ministério na manhã desta quarta (18).
Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano.
Em recente entrevista ao G1, o ministro Fernando Haddad disse que a realização de duas edições "dependeria de muita gente", como os organizadores, gráficas e esquema de segurança envolvidos, e que o processo seria aperfeiçoado para evitar problemas em edições passadas, como o vazamento de provas em 2009 e os erros de impressão em um lote de provas em 2010.  "Eu, sinceramente, acho que o processo de 2010 foi muito melhor que o de 2009. Então, eu entendo que o de 2011 será melhor que o de 2010", disse o ministro.
O MEC deu início em 2009 a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). No total, 59 instituições utilizaram o Enem integral ou parcialmente como forma de acesso dos candidatos no ingresso à universidade
  Fonte: www.g1.globo.com/vestibular-e-educacao

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Escola Palma Muniz terá professores lotados nos espaços pedagógicos

 Depois de 04 anos sem professores lotados nos espaços pedagógicos , a diretora Sandra Fiúza solicitou ao diretor da 15ª URE de Conceição do Araguaia Francisco de Assis, autorização para a lotação de professores para todos os espaços pedagógicos, e ele a autorizou.

Ontem quando  a notícia foi dada para os alunos, eles ficaram tão felizes que foram ajudar os professores no laboratório e prontificaram a vender bingos para a melhoria desses espaços.

A lotação ficou assim: Laboratório de Informática
Professora Leni Feitosa- vespertino
Professor Raimundo Nonato- Noturno


Biblioteca
Professora Elisângela Teixeira- vespertino
Professora Marlene Lisboa Noturno

Laboratório Multidisciplinar

Maria da Guia- vespertino

domingo, 1 de maio de 2011

Programa vai oferecer aparelho e implante dentário

Aparelhos bucais para corrigir a posição dos dentes e a mordida, os chamados aparelhos ortodônticos, e implante dentário passarão a ser ofertados pelo programa governamental Brasil Sorridente. Os novos serviços devem ser incluídos pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, segundo o Ministério da Saúde.

Com os dois novos tratamentos, o governo federal estima atender mais 1,15 milhão de brasileiros este ano. Em 2010, foram 25 milhões de atendimentos nos centros de odontologia do programa em todo o país.

O ministério estima um aumento de R$ 134 milhões no orçamento total do programa para este ano com a inclusão dos serviços. O dinheiro será repassado aos estados e municípios conforme os atendimentos. No ano passado, as ações na área de saúde bucal somaram R$ 710 milhões.

Os centros do programa já fazem tratamento de canal, gengiva, cirurgias corretivas e estéticas, além de exames para diagnosticar o câncer bucal. (Agência Brasil)