sexta-feira, 24 de junho de 2011

Rede Estadual abre pré-inscrições para o Proenem

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu, nessa quarta-feira (22), o período de pré-inscrição para o Proenem – programa de aulas complementares para alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual, que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no mês de outubro. A pré-inscrição poderá ser feita até o dia 5 de agosto, na área do Aluno do portal da Seduc (http://www.seduc.pa.gov.br/portal/pro_enem).

As aulas começarão na primeira semana de agosto. Na Região Metropolitana de Belém (RMB), para quem estuda de dia, as atividades serão realizadas no período da noite e, aos finais de semana, para quem estuda no período noturno. Nas escolas do interior do Estado, as aulas serão ministradas aos sábados e domingos, nos períodos da manhã e tarde, duas vezes ao mês.

Além das aulas, a Rede Estadual também disponibilizará ao estudante dois simulados, com questões semelhantes a que são cobradas no Exame, que poderão ser feitos virtualmente, na internet. As provas serão disponibilizadas em setembro e outubro e serão autoavaliativas, já que os gabaritos serão disponibilizados para o aluno.

“O Proenem faz parte do Programa de Fortalecimento do Ensino Médio que, tendo em vista a antecipação das provas do Enem de novembro para outubro e a preocupação de manter o ritmo de crescimento deste nível de ensino no Ideb, visa proporcionar ao estudante uma preparação mais intensa para o Exame”, explicou o coordenador do Ensino Médio, professor José Roberto Alves da Silva.

De acordo com ele, a partir do reforço no conteúdo que será ministrado, a expectativa da Seduc é, também, observar um melhor desempenho dos estudantes na própria Rede Estadual, no decorrer do ano letivo. “O mais importante é a motivação que a Seduc vai propor ao estudante que busca concorrer a uma vaga no ensino superior por meio do Enem”, disse o coordenador, acrescentando que também será elaborado um material didático para subsidiar os alunos.

Texto: Mari Chiba
Ascom/Seduc

terça-feira, 21 de junho de 2011

Novas matrizes curriculares do Ensino Médio serão instituídas ainda este ano



As novas matrizes curriculares aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), através da resolução nº 191/2011 e que devem ser implementadas na grade curricular do Ensino Médio das escolas públicas, ainda este ano, foram apresentadas pela Coordenação do Ensino Médio (COEM), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a gestores e técnicos das Unidades “Seduc na Escola” (USE's) e das Unidades Regionais de Ensino (URE's), durante reunião no auditório da Seduc.

“Aproveitamos o momento para repassarmos todas as orientações pedagógicas para a operacionalização dos ajustes junto às escolas para que o processo de adaptação flua sem problemas”, destacou o coordenador da COEM, José Roberto Silva.

A determinação, proposta inicialmente pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e que aguarda a sanção do Ministério da Educação (MEC), promove ajustes no currículo de alunos matriculados no Ensino Médio regular, do 1º ao 3° ano, assim como, aos alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) e são referentes a instituição da Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005, da Presidência da República, que através da regulamentação do artigo 36, da Lei nº 9394/96, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que obriga as escolas públicas, a adotarem o Espanhol como língua estrangeira, facultando ao aluno o direito de cursá-la ou não.

O diretor de Ensino Médio da Seduc, professor Acácio Centeno, informa que caso não haja interesse dos alunos pelo espanhol, a escola ofertará uma segunda disciplina. Atualmente, a língua inglesa faz parte da grade curricular do ensino fundamental, aplicada a partir da 5ª série, e do ensino médio de todas as 1.129 escolas estaduais. Porém, quem entrou no ensino médio em anos anteriores, poderá continuar com o idioma em curso, garantindo o princípio da terminalidade.

Segundo Centeno, a Seduc está se planejando, inclusive, para um aumento de demanda em seu quadro de docentes habilitados em língua espanhola. “É provável que haja um interesse por parte dos professores formados em outras áreas e que devem procurar se especializar em espanhol”, ressaltou.

Como ação imediatista, o diretor cita o aproveitamento dos professores matriculados no Parfor (Plano de Formação de Professores). “O Parfor está aí para formar e capacitar nossos docentes que já estão nas salas de aula, e nada melhor, do que aproveitar os que já estão se habilitando em língua espanhola para que dêem seguimento as suas atividades”, enfatizou.


Texto: Fabiana Batista
Ascom/Seduc

Começa na sexta-feira o pagamento dos servidores do Estado

Dia 24 (sexta-feira) - Inativos Militar e Pensionistas Civis e Militares.

Dia 27 (segunda-feira) - Inativos Civil e pensões especiais/ Sead.

Dia 28 (terça-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gab-Vice, NGPR, Procuradoria Geral, Segov, Sepe, Sepaq, Seir, Sedect, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Setran e Secom.

Dia 29 (quarta-feira) - Bombeiros, Policia Civil, Policia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC/ Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Funcap, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imep, Iasep, Igprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Paraur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa.

Dia 30 (quinta-feira) - Seduc capital e interior.

domingo, 19 de junho de 2011

Secretário de Educação Estadual Nilson Pinto reafirmou a execução do PCCR até outubro



Em nova reunião com uma comissão do Sindicato dos Profissionais em Educação Pública do Pará (Sintepp), o secretário de Estado de Educação Nilson Pinto reafirmou a execução do Plano de Cargo e Salários e Remuneração (PCCR), criado pela lei n° 7.442, até o mês de outubro deste ano, ressaltando um compromisso do governo estadual. Ponto também de destaque na pauta de reivindicação, ele sustentou a inexistência de orientação para inviabilizar eleições para as direções das escolas da rede estadual, mas destacou o cumprimento da meta 19 que compõe o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a nomeação de diretores por meio de lei específica estadual.

O encontro aconteceu no gabinete da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entre representantes do Sintepp, coordenados por Conceição Holanda, e da Seduc, Waldecir da Costa, secretário-adjunto de Gestão; Maria José Brígido, coordenadora de Recursos Humanos e Altimá Alves, assessor político.

O secretário Nilson Pinto escutou detalhadamente as demandas dos 13 representantes do sindicato e se mostrou atento aos questionamentos feitos. Para efetivar o Plano, a Seduc precisará submeter os 42 mil servidores ao redastramento iniciado na última segunda-feira, 13, e que deve seguir até o final de julho. , inclusive, o portal do servidor (ww.portaldoservidor.pa.gov.br) está disponível para acessos.

“Titulação dos professores, se são mestres, licenciados, especialistas ou doutores, data de entrada na Seduc, tempo de serviço são parâmetros, fatores que servem para orientam o nível ou classe que vai situar cada professor, a dar uma remuneração maior ou menor”, disse o secretário Nilson Pinto. Após o recadastradamento, será iniciado o enquadramento definitivo. O cadastro estava desatualizado há dez anos.

O titular da Seduc relembrou que a atual gestão e o Sintepp têm posições muito parecidas quanto ao PCCR. Contudo, Pinto não abriu mão de lembrar que o governo anterior, mesmo tendo o Plano aprovado no ano de 2010, passou o semestre daquele exercício sem tomar qualquer providência. Pelo histórico feito, Nilson Pinto relembrou as medidas a serem tomadas para a implantação do PCCR, dentre elas a revisão de artigos conflitantes e inconstitucionais na lei de criação e a necessidade do recadastramento funcional dos servidores. Depois das alterações feitas, a lei deve passar novamente pela Assembleia Legislativa para ser aprovada com as correções devidas.

Eleição direta - Quanto a eleição dos diretores de escola, a Secretaria cumprirá o Plano Nacional de Educação, a ser desenvolvido entre 2011 e 2020. “Seguimos a informação que está contida no Plano Nacional de Educação, que foi formulado por consenso, em todo Brasil. O Plano estabelece as diretrizes para a educação brasileira de 2011 a 2020, estabelece 20 metas. A meta 19 diz: 'Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar'”, disse.



Texto - Sérgio Chêne

Ascom/Seduc

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Inep aplica em novembro provas para avaliar matemática e português

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil entre os dias 7 e 18 de novembro. As avaliações vão aferir o conhecimento de estudantes brasileiros em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura.
Participarão da Prova Brasil todas as escolas com 20 ou mais estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) e no 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular da rede pública, localizadas na zona urbana e rural. As escolas com esse perfil serão identificadas na base de dados do Censo Escolar, que irá considerar as informações prestadas até o dia 14 de agosto.
Já para a amostra do Saeb serão avaliadas as escolas que tenham de dez a 19 alunos matriculados no 5º ano (4ª série) e no 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular público e os estabelecimentos de ensino com dez ou mais estudantes no 5º ano (4ª série) e no 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular da rede privada. As escolas com dez ou mais estudantes na 3º série do ensino médio regular das redes pública e privada também participarão da amostra.
Os resultados obtidos nas avaliações serão usados no cálculo das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada unidade escolar pública, município, unidade da Federação e país.
Fonte: www.g1.globo.com

Estado inicia atualização cadastral de servidores nesta quinta-feira

Hoje dia 16 terá início a atualização cadastral para os 101 mil servidores públicos estaduais. O processo se dará por meio do Portal do Servidor, que deverá ser acessado para preenchimento do formulário. Nos municípios onde o acesso à internet ainda é limitado ou inexistente, os servidores deverão se dirigir às Unidades Regionais de Ensino (URES), que disponibilizarão os documentos destinados para esse fim.
 
As informações foram dadas pela secretária de Estado de Administração, Alice Viana, nesta segunda-feira, 13. Segundo ela, a atualização cadastral garantirá mais celeridade, transparência e controle das informações relativas à folha de pagamento, Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e concessão de vantagens, entre outros benefícios. “O cadastramento atingirá todos os servidores ativos do estado - cargos comissionados, temporários e efetivos”, afirmou a secretária.
 
Com a atualização cadastral será possível, ainda, traçar um perfil socioeconômico dos servidores públicos estaduais. “Com essas informações poderemos elaborar políticas públicas que ajudem a garantir melhor qualidade de vida aos servidores - como já acontece com o Cheque-moradia e os créditos para aquisição de computadores - e ainda, ter um perfil acadêmico dessas pessoas”, explicou Alice Viana, destacando que esse último levantamento servirá como subsídio para a formação de um Banco de Talentos, revelando as habilidades de cada servidor.
 
Alice Viana revelou que os dados cadastrais do Estado estão desatualizados. “Para o PCCR dos professores da rede pública estadual ser implantado são necessários dois requisitos básicos: tempo de serviço e qualificação de nível superior (especialização, mestrado e doutorado). E essas informações não existem no cadastro de recursos humanos do Estado”, ressaltou a secretária, informando que essa defasagem é de pelo menos dez anos.
 
Fórum – Para discutir a importância da atualização cadastral dos servidores e outros temas relativos a recursos humanos no Estado, começa nesta terça-feira, 4, no auditório da Polícia Civil, o I Fórum de Gestão de Pessoas, coordenado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead). O evento terá duração de dois dias.
 
O fórum é direcionado aos servidores que atuam na gestão de recursos humanos dos 70 órgãos da administração pública direta e indireta. “Teremos uma intensa agenda de debates sobre a política de gestão de pessoas. Vamos reordenar todo o procedimento administrativo e viabilizar uma série de ações, como cronograma de pagamento e os procedimentos de folha, no sentido de se ter uma regularidade no pagamento dos retroativos e nas vantagens financeiras devidas aos servidores”, informou Alice Viana.
 
Outro assunto a ser discutido será a política de saúde ocupacional dos servidores, que envolve o auxílio-doença, a agilidade na realização de perícias médicas dos servidores afastados do serviço e a agilidade nos procedimentos de aposentadoria por invalidez, que também dependem da realização de perícias. “Também vamos tratar do processo de avaliação de desempenho dos servidores aprovados em concurso e que estão na fase de estágio probatório”.
 
O déficit de servidores do Estado nas áreas de educação, saúde e segurança e a possível realização de novos concursos públicos são outro ponto da pauta. “A partir do cálculo do déficit de pessoal do Estado vamos fazer o planejamento da força de trabalho dos diversos órgãos. Nosso objetivo no segundo semestre, além da realização dos certames já autorizados pelo governador na área de segurança (1.510 vagas para Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros), é identificar as necessidades dos órgãos nas áreas administrativas e promover um concurso centralizado na Secretaria de Administração, disponibilizando servidores para qualquer órgão que precisar de mão de obra”, concluiu Alice Viana.
 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sead inicia atualização cadastral dos servidores públicos este mês

O Governo do Estado, representado pela secretária de Administração Alice Viana informou,  que neste mês de junho começa a atualização cadastral dos 103 mil servidores estaduais. O objetivo é atualizar os dados, buscar consistência nas informações que existem hoje e agilizar a concessão de vantagens e direitos dos servidores. “É um processo amplo, que vai atingir os servidores de todo o Estado. Ao concluir esse levantamento todas as vantagens serão implementadas na folha de pagamento e no cadastro dos servidores”, afirmou.

terça-feira, 14 de junho de 2011

SARAU LITERÁRIO VIA BLOG



Estamos organizando o primeiro sarau literário via blog, queremos conhecer e divulgar os nossos talentosos escritores.
           Participe do Sarau, compartilhe seus textos conosco, e leia os dos outros. 
Envie seus textos via email para palmamuniz@gmail.com
ou deixe na página de recados.
Data para as postagens: 20 - 06 - 2011  a 30 - 07 - 2011.

   

sábado, 4 de junho de 2011

Fotos do Arraiá Palma Muniz

Aqui estão alguns momentos especiais do Arraiá Palma Muniz, alunos, professores, funcionários, divertiram muito.
Devido a qualidade das fotos pegamos as imagens do Site Guia Redenção, quem quiser ver mais fotos é só entrar no site. 















Governo prevê até 2020 mais 24 hidrelétricas

A construção de hidrelétricas é a maior aposta do governo federal para aumentar a geração de energia no País nos próximos dez anos. A estratégia em estudo prevê a construção de 24 usinas a partir de 2016, que poderão agregar mais de 18 mil megawatts (MW) de eletricidade ao sistema brasileiro. Estão previstos R$ 190 bilhões em investimentos para a área de geração. Mais da metade do valor será aplicada em hidrelétricas.

De acordo com a versão preliminar do Plano Decenal (2011-2020) de Expansão de Energia (PDE), o governo deve leiloar ainda este ano oito projetos hidrelétricos, que representam cerca de 10% do volume de energia nova que deve começar a ser gerada dentro de cinco anos. Até o momento, entretanto, apenas dois projetos têm a documentação necessária para ir a leilão: Cachoeira e Estreito. Essas usinas deverão ser construídas no Rio Parnaíba, na divisa do Piauí com o Maranhão, e poderão gerar até 119 MW de eletricidade.

A maior hidrelétrica prevista para entrar em operação entre 2016 e 2020 é a de São Luiz do Tapajós. A usina terá capacidade de produzir até 6.133 MW de energia e faz parte do grupo de três empreendimentos que serão leiloados em 2012. Além de sua potência, a usina tem outro diferencial: será o primeiro projeto de usina-plataforma a ser ofertado pelo governo. A hidrelétrica funcionará como uma plataforma de petróleo em alto-mar, com revezamento de equipes de operação e impacto ambiental reduzido durante a construção.

Além das novas usinas, o governo conta com a conclusão das hidrelétricas que já estão em obras ou prestes a começar para garantir o aumento de geração necessário para atender ao crescimento no consumo de eletricidade previsto para o período, que é de 4,9% ao ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

(Agência Estado)

Lei prevê alimentos orgânicos na merenda escolar

Ainda são poucos os municípios e Estados que cumprem, mas uma lei publicada em 2009, pouco conhecida da maior parte da população brasileira, pode ter implicação direta na vida de muita gente. Ela estreita o caminho entre os alimentos orgânicos e a mesa de milhares de escolas pelo país.

A lei federal 11.974, de maneira geral, trata da merenda na rede pública de ensino, mas um de seus artigos é o responsável pela agregação de todos os possíveis beneficiados. Pela regra, 30% dos recursos repassados pela União para os Estados e Municípios relativos à alimentação escolar, através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação), devem ser aplicados na compra de produtos provenientes da agricultura familiar. Se respeitada, a medida pode beneficiar 64 milhões de estudantes e milhares de pequenos produtores.

A alimentação natural e livre de agrotóxicos também é incentivada pela legislação. Aproveitando a Semana Nacional da Alimentação Orgânica, comemorada entre 31 de maio e 5 de junho, especialistas comentam a importância de uma merenda com esses alimentos para o desenvolvimento da criança.

Alimentos orgânicos para os alunos

Segundo a lei, as escolas devem sempre priorizar, na compra junto aos agricultores, alimentos orgânicos. Há, inclusive, um acréscimo de até 30% no valor de venda que pode ser dado aos produtores de gêneros sem agrotóxicos, certificados pelo governo.

"Damos orientação técnica às entidades para que promovam a plantação orgânica", disse a consultora do MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário), Patrícia Kato. O órgão fornece cartilhas de conscientização sobre a importância deste tipo de produção, além de atuar com projetos de gestão para as cooperativas e agricultores interessados.

Segundo o MDA, o Programa de Aquisição de Alimentos atua atendendo as demandas dos agricultores familiares para a comercialização de seus produtos. O interessado deve elaborar uma proposta de participação (um pequeno projeto) que será avaliado por uma comissão e, se aprovado, o recurso é repassado. A partir daí, fica determinada a ponte para que os produtos vindos direto da colheita sejam encaminhados para as escolas.

O reflexo disso vai aparecer no desenvolvimento da criança. Segundo Lenycia Neri, nutricionista do Ambulatório do Instituto da Criança da USP (Universidade de São Paulo), "as crianças são as que mais se beneficiam destes alimentos [orgânicos] por não terem todos os mecanismos de defesa do organismo amadurecidos para eliminar toxinas de forma eficiente".

"Além disso elas terão a vida toda de exposição à elementos artificiais e tóxicos, e como o efeito é cumulativo, quanto antes começar, maior a probabilidade de manifestarem os efeitos adversos deste consumo anteriormente", concluiu a especialista.

(eBand)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sead garante a implantação do PCCR em outubro



Alice Viana ressaltou que a implantação do PCCR é uma determinação do governador, mas precisa ser feita de forma responsável.

A titular da Sead explicou que não há condição do Plano ser implantado antes de outubro. “Essa data não foi definida por acaso. Vocês precisam entender que estamos em um processo de atualização cadastral. Para viabilizar a implantação é necessário organizar a base de dados que estava desestruturada, resultado da forma como a gestão do serviço público foi conduzida ao longo dos últimos quatro anos”, afirmou.

Alice Viana avisou que o tempo pedido pelo governo estadual para a implantação do PCCR é necessário para garantir que seja implantado sem problemas. “O que for legal será mantido. Mas até mesmo o setor jurídico do Sintepp concorda que o PCCR aprovado no governo passado possui algumas ilegalidades que não podem ser mantidas”, ressaltou, dando como exemplo a duplicidade da gratificação do Sistema Modular de Ensino (SOME).

Neste mês de junho, a Sead começará a analisar os dados sobre o tempo de serviço e a qualificação dos servidores da Educação. “É justamente essa atualização cadastral que nos dará os dados que faltam”, frisou. A secretária afirmou, ainda, que existem outras áreas prioritárias no governo, como Saúde e Segurança Pública. “Nós não vamos trabalhar de acordo com a vontade política de um sindicato. O Governo tem satisfação a dar para a sociedade, para alunos, pais, para a população como um todo”.

Alice Viana também ressaltou que os compromissos têm sido honrados. Mais de 90 escolas foram reformadas nos primeiros meses de governo, houve reposição integral da inflação no salário do funcionalismo público. “A implantação do PCCR vai custar ao Estado R$ 12,5 milhões”, revelou, lembrando aos sindicalistas a forma como o governador recebeu o Estado - "cheio de dívidas com fornecedores, servidores e com uma Receita insuficiente para pagar os compromissos".

“Esse Plano foi feito de forma irresponsável no governo passado. Queremos implantá-lo, mas de forma legal, responsável, sem prejudicar os trabalhadores da educação”, concluiu Alice Viana. Os sindicalistas acataram as considerações da secretária, mas ameaçaram fazer uma greve geral caso o PCCR não seja implantado até agosto.