terça-feira, 24 de abril de 2012

Pedagogos vão à Sead cobrar nomeações

Pedagogos que ainda aguardam convocação em concurso promovido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realizam, a partir das 10h desta terça-feira (24), mais um ato de protesto para pedir agilidade nas nomeações. O manifesto acontecerá em frente à sede da Secretaria Estadual de Administração (Sead), na avenida Gentil Bittencourt, bairro Batista Campos, em Belém. Os concursados vão tentar uma nova audiência com a secretária de administração, Alice Viana.

De acordo com Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), são cerca de 1.600 pedagogos aprovados para o cargo de Técnico em Educação a serem lotados em escolas da rede estadual, todos dentro do número de vagas ofertadas no edital. O concurso público C-125 foi homologado em 2008, ofertando 4.290 vagas.
Para o presidente da Asconpa, José Emilio Almeida, "é inadmissível o que está acontecendo com os pedagogos aprovados neste concurso. E não apenas com eles, pois as escolas estão carentes destes profissionais". Ainda segundo informações da Asconpa, até o momento, apenas 2.594 profissionais foram convocados para trabalhar nas 1200 escolas das 20 unidades regionais de Educação (UREs), existentes em todo o Estado.
José Emilio também afirma que "um cronograma, apresentado recentemente pela Sead garante as convocações dos pedagogos da Seduc apenas para o dia 31 de julho. No entanto, dado a necessidade das escolas e a quantidade de profissionais a serem chamados, as nomeações já deveriam ter começado a ser publicadas no Diário Oficial do Estado", disse. (DOL, com informações da Asconpa)



terça-feira, 17 de abril de 2012

Banpará reduz taxa de juros para até 0,83%


 Banco do Estado do Pará (Banpará) reduziu as taxas de juros. Desde a segunda-feira, 16, as tarifas de empréstimos consignados, que antes variavam entre 1,5% e 1,8%, com prazo de 60 meses para servidores públicos, passaram a vigorar de 0,83% e 1,79% ao mês. O presidente da instituição, Augusto Sérgio Amorim Costa, explica que o banco pratica taxas competitivas em relação às demais instituições financeiras e, em alguns casos, atua até mesmo abaixo das praticadas pela concorrência. Uma das modalidades que sofreram reduções nas taxas de juros foi o empréstimo consignado.

Ainda de acordo com o presidente, outra novidade do Banpará é na modalidade CDB pós-fixado, que é um investimento de baixo risco. O banco passou a utilizar uma ferramenta que permite ao gerente de agência fazer uma simulação de rendimentos no ato da contratação, informando aos clientes a rentabilidade do investimento, de forma prática e rápida. O Banpará também será o primeiro no Brasil a implementar o terminal cash-less. Sistema de pagamento portátil, o equipamento servirá para estimular o uso do internet banking. Outra novidade é que, já em maio, estará disponível um aplicativo para acesso ao Internet Banking Banpará por meio de tablets