quinta-feira, 25 de outubro de 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL UM CAMPI EM REDENÇÃO

Com o objetivo de acelerar a tramitação do Projeto de Lei Nº 2.206/2011, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), por desmembramento da Universidade Federal do Pará, os deputados federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) e Claudio Puty (PT-PA) selaram uma parceria que, de imediato garanta a criação de mais três Campi: Parauapebas, Tucuruí e Redenção, além dos previstos no projeto original.
Relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação, o deputado Claudio Puty prontificou-se em acolher as emendas do deputado Giovanni Queiroz acrescentando os novos Campi. “Contatei o reitor da UFPA, Claudio Maneschy que disse ser possível a criação dos Campi de imediato através de um ato da reitoria”. Independente disso o deputado Giovanni Queiroz quer essa garantia no texto do projeto. (Val-André Mutran) Fonte: http://otavioaraujo.blogspot.com.br

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Governo regulamenta lei de cotas que destina metade das vagas das instituições federais a estudantes da escola pública

O governo federal publicou o decreto 7.824/2012 que regulamenta a lei de cotas (lei 12.711/2012) nesta segunda-feira (15). O decreto foi assinado pela presidente Dilma Rousseff na última quinta
O critério racial acompanhará, pelo menos, a proporção de pretos, pardos e indígenas do Estado de acordo com o último censo divulgado pelo IBGE. Cada estabelecimento poderá ampliar esse percentual.
Haverá também um critério social: metade das vagas reservadas serão destinadas a candidatos em que a renda bruta por pessoa seja igual ou inferior a "um inteiro e cinco décimos" de salário mínimo.

Segundo o decreto, os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão ser utilizados como critério de seleção para o ingresso nas instituições federais vinculadas ao MEC (Ministério da Educação) que ofertam vagas de educação superior.
As universidades terão que implementar, pelo menos 25% da reserva de vagas a cada ano, devendo a lei estar completamente em vigor até 30 de agosto de 2016.

Escola pública

A lei de cotas estabelece que 50% das vagas das instituições federais (universidades e institutos) serão destinadas a alunos de escolas públicas. No caso das universidades, o candidato cotista precisará ter cursado "integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica".
mesmo vale para as escolas técnicas: metade das vagas ficarão para os alunos que fizeram todo o ensino fundamental em escolas públicas, sempre observando os critérios sociais e raciais.

Fonte: UOL


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Prêmio Márcio Ayres estende prazo para inscrição de trabalhos

gência Museu Goeldi – Estudantes do ensino fundamental e médio do Pará, da rede pública e particular, conseguiram mais tempo para concorrer à quinta edição do Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas (PJMA). O prazo final para entrega dos trabalhos foi adiado para 31 de outubro de 2012.

Criado em 2003, o Prêmio é fruto da parceria entre o Museu Paraense Emílio Goeldi e a Conservação Internacional do Brasil. Em sua quinta edição, conta com o apoio do projeto Escola da Biodiversidade Amazônica – Ebio, subprojeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia.

Mais que um concurso, esta iniciativa é um processo educativo que incentiva os estudantes a investigarem a Biodiversidade Amazônica, com o objetivo de ampliar a divulgação e a discussão deste assunto nas escolas da rede pública e privada.

Inscrições – No site do Prêmio, os interessados podem fazer download do Manual dos Jovens Naturalistas, Regulamento do concurso, Guia para os professores orientadores, de esquemas de pesquisa com plantas ou animais e de palestras sobre diversos temas relacionados à biodiversidade, como também conhecer a história de alguns dos vencedores na websérie Jovens Naturalistas do Século XXI, que conta com nove episódios.

Aos estudantes do Ensino Fundamental são permitidas pesquisas individuais ou em dupla. Já os trabalhos do Ensino Médio são individuais. As pesquisas devem ser orientadas por professores da escola em que os alunos estão matriculados e abordar o tema Biodiversidade Amazônica. Os educadores também dispõem do blog da Escola da Biodiversidade Amazônica – Ebio para tirar dúvidas sobre práticas pedagógicas no ensino da biodiversidade.

Quem deseja participar do concurso deve enviar o trabalho escrito pelos Correios, até o dia 31 de outubro, endereçado ao Museu Paraense Emílio Goeldi, Serviço de Educação – Av. Magalhães Barata, 376 – São Braz, C.P. 399, CEP 66040-170, Belém-PA.

Seleção – A relação dos melhores trabalhos selecionados para etapa final do concurso será divulgada no Portal do Museu Goeldi no dia 19 de novembro. Na última fase do Prêmio, os estudantes finalistas deverão fazer uma exposição oral das pesquisas que desenvolveram no dia 3 de dezembro. O resultado final (obtido pela somatória do trabalho escrito e da apresentação oral) será avaliado por uma comissão formada por educadores e pesquisadores.

Premiação - Os vencedores serão anunciados na cerimônia de encerramento da 5ª edição, no dia 4 de dezembro de 2012. Os prêmios a ser entregues são notebooks (primeiro lugar), máquina fotográfica digital (segundo lugar) e bicicleta (terceiro lugar). Além disso, haverá premiações para os professores orientadores (notebooks), para as escolas com melhores desempenhos (kit de publicações) e os municípios que demonstrarão mais capacidade de mobilização.

Atividades educativas – Lançada em 2011, a quinta edição do Prêmio realizou uma ampla programação educativa com oficinas, trilhas educativas e palestras com pesquisadores para as escolas da região metropolitana de Belém. No dia 5 de junho de 2012, o circuito de atividades do primeiro semestre foi encerrado com a Porococa da Biodiversidade, uma mostra diversificada de pesquisas em biodiversidade realizadas pelo Museu Goeldi.

Os apoiadores do Prêmio Márcio Ayres incluem a Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Amazônia Paraense (Fapespa).

Serviço: 5ª Edição do Prêmio Márcio Ayres para Jovens Naturalistas. Tema Biodiversidade Amazônica.Inscrições de trabalhos até 31 de outubro de 2012. Mais informações no site do Prêmio, pelos telefones (91) 31823216/31823217 ou pelo e-mail  premio@museu-goeldi.br.
CALENDÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PJMA
Prazo final de inscrição: 31/10/12
Homologação das inscrições: 5 e 6/11/12
Avaliação de trabalhos escritos: 7 a 16/11/12
Anúncio dos finalistas: 19/11/12
Avaliação oral: 3/12/12
Premiação: 4/12/12
Texto: Luena Barros

fonte: http://marte.museu-goeldi.br/marcioayres

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

MEC quer barrar novas disciplinas no currículo escolar

O Ministério da Educação (MEC) está tentando barrar o projeto de lei que prevê a inclusão de mais disciplinas na grade dos ciclos fundamental e médio de ensino. Nesta semana, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), entrou com um recurso solicitando que a matéria seja apreciada pelo plenário da Casa antes de ser encaminhada à Câmara dos Deputados. Inicialmente, a análise do plenário não era necessária, já que a proposta havia sido aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporta em decisão terminativa. O projeto de lei ainda não tem data para ir ao plenário do Senado.


De acordo com informações da Agência Senado, o MEC tem se posicionado contra o inchaço dos currículos escolares. Se for aprovada a PLS 2/2012, do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), os estudantes do ensino fundamental terão de aprender sobre ética e cidadania moral, enquanto os alunos do ensino médio terão disciplinas de política e ética social. Na visão do ministério, a aprovação não traria bons resultados.
Em nota técnica enviada à liderança do governo, o MEC diz que atualmente os componentes curriculares obrigatórios de abrangência nacional estão estruturados em cinco áreas do conhecimento: linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso. A nota lembra ainda que são frequentes as iniciativas legislativas de inclusão de novas disciplinas temáticas no currículo, mas ressalta que é necessário um debate sobre a viabilidade de tais acréscimos sob risco de prejuízo ao cronograma escolar.
O MEC lembra ainda que a Lei de Diretrizes e Bases da educação indica um mínimo obrigatório de quatro horas de atividades escolares diárias, em um calendário de 200 dias letivos. O tempo limitado inviabiliza a adição de mais disciplinas além das que já são ensinadas.

Fonte: www.veja.abril.com.br

terça-feira, 2 de outubro de 2012

BOAS NOTÍCIAS

A direção da Escola Palma Muniz  Sandra Fiúza solicitou junto à  15ª URE de Conceição do Araguaia 450 carteiras no início do ano, ontem dia 01 de outubro tivemos a surpresa de receber as 450 carteiras e hoje recebemos mais 10 jogos de carteiras.




ESCOLA PALMA MUNIZ É AGRACIADA COM PROJETO JOVEM DE FUTURO

 A direção desta unidade de ensino Sandra Fiúza, o coordenador pedagógico Jáder Moutinho e a professora de língua portuguesa Cleibiana Lima participou do treinamento do Projeto Jovem de Futuro na cidade de Belém  dias 24 à 25 de setembro.

Criado pelo Instituto Unibanco em 2007, o projeto Jovem de Futuro é uma ação de gestão escolar para resultados que oferece às escolas públicas do Ensino Médio apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, seu desempenho seja melhorado substancialmente. Durante seu período de validação, o projeto gerou excelentes resultados para as escolas participantes e consolidou-se como uma tecnologia viável para reprodução em larga escala. Por isso, em 2012, torna-se política pública e será transferido para seis redes de Ensino Médio dos seguintes Estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e São Paulo.

Essa transferência é fruto da integração do Ensino Médio Inovador – projeto do MEC destinado a promover um processo de mudança no Ensino Médio Público do País – com o Projeto Jovem de Futuro. Entre 2012 e 2016, estima-se que mais de mais de 3 milhões de jovens, de 3.715 escolas do Brasil, serão beneficiados.

Desse modo, a principal intenção nesse processo é melhorar os indicadores de qualidade (IDEB) dos sistemas públicos de ensino e aumentar os índices de aprovação das escolas.




Veja algumas fotos :