segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alunos do Pará podem perder merenda escolar


Secretaria de Educação do Governo do Estado do Pará e 112 prefeituras municipais paraenses têm prazo até a próxima terça, 30 de abril, para prestar contas ao governo federal dos recursos para merenda escolar recebidos ao longo dos anos de 2011 e 2012. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esta situação é preocupante. Quem não informar dentro do prazo, pode ter recursos federais da educação bloqueados e os alunos da rede pública estadual e das municipais podem ficar sem merenda.
Além do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os gestores têm que prestar contas também sobre o repasse de recursos para o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O atraso no envio destes dados também é preocupante.
No entanto, nada pode ser comparado ao problema da merenda escolar. No início de abril o Ministério da Educação notificou o governo do Estado, informando que irregularidades no Conselho de Alimentação Escolar podem impedir o repasse de recursos para a merenda de milhares de estudantes em todo o Pará. Outras 24 prefeituras paraenses também apresentam irregularidades que impedem o envio de recursos para as escolas públicas.
Quase 20 dias depois, a situação ainda não foi regularizada. O principal problema encontrado pelo FNDE é a falta de regularização dos Conselhos de Alimentação Escolar, responsável por fiscalizar se a aplicação dos recursos públicos foi adequada. Os conselhos precisam ser renovados a cada ano, incluindo a posse de novos conselheiros. Sem eles, não é possível aprovar a prestação de contas dos entes federativos.
Para que esses órgãos sejam regularizados, novos conselheiros têm de ser escolhidos, incluindo representantes do Poder Executivo, de entidades de docentes, discentes e trabalhadores na área de educação, dos pais de alunos, além de indicados por entidades civis organizadas. Os conselheiros são escolhidos pelos próprios grupos que representam e, posteriormente, nomeados por portaria ou decreto. “Quando vencem os mandatos dos conselhos, para quem os gestores encaminham a prestação de contas? Sem a prestação, o ente federativo torna-se omisso e, com isso, fica suspenso e deixa de receber a verba da alimentação escolar”, diz a coordenadora-geral do Pnae, Albaneide Peixinho.
De acordo com Albaneide, assim que forem regularizados os conselhos, os entes federativos voltam a receber os recursos, embora não haja pagamento de valores retroativos. Segundo o FNDE, 601 conselhos estão com mandatos vencidos, mas muitos ainda têm um prazo para adequação antes de perder os repasses. O número é alto, diz Albaneide. “Este ano coincidiram dois fatores, o fim dos mandatos dos conselhos e a troca de gestão nos municípios.”
Com isso, pelo menos 146 municípios do país ficaram sem receber recursos, entre eles, 23 são do Pará. A Secretaria de Educação do Estado do Pará também sofreu corte no repasse de recursos. Há mais de dois meses não recebe a parcela relativa à merenda escolar, cerca de R$ 3 milhões por mês, de acordo com informações disponíveis a todo cidadão no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
De acordo com o FNDE, geralmente não se recupera parcelas perdidas devido a não existência do CAE. A responsabilidade pela renovação dos conselhos é do gestor municipal ou estadual, que deverá solicitar aos segmentos que compõe o CAE as indicações respectivas.
São R$ 3,5 bi para a merenda 
Os recursos financeiros para o Plano Nacional de Alimentação Escolar )PNAE) provêm do Tesouro Nacional e estão assegurados no Orçamento da União. O FNDE transfere a verba às entidades executoras (estados, Distrito Federal e municípios) em contas correntes específicas abertas pelo próprio FNDE, sem necessidade de celebração de convênio, ajuste, acordo, contrato ou qualquer outro instrumento.
As entidades executoras (EE) têm autonomia para administrar o dinheiro e compete a elas a complementação financeira para a melhoria do cardápio escolar, conforme estabelece a Constituição Federal.Qualquer pessoa física ou jurídica pode denunciar irregularidades a um desses órgãos.
Os novos prefeitos que ainda não têm senha do SIGPC devem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-616161. Também estão disponíveis no portal eletrônico do FNDE (www.fnde.gov.br) guias de orientações para auxiliar os gestores estaduais e municipais no preenchimento da prestação de contas.
Este ano, o orçamento do programa é de R$ 3,5 bilhões, para beneficiar 44 milhões de alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos). O dinheiro é transferido em 10 parcelas mensais, para atender 200 dias letivos, e deve ser utilizado na aquisição de gêneros para a alimentação escolar.
(Diário do Pará)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Noite Cultural Solidária “Escolhe, pois a vida.”




No dia 27 de abril, o projeto Sonho de Mãe realizará o seu segundo evento beneficente em prol da construção da casa de apoio do projeto. A Noite Cultural Solidária vai acontecer na Escola Tancredo Neves, em Redenção-PA, e terá como tema “Escolhe, pois a vida”.

O evento contará com a participação de artistas e grupos locais, com apresentações de dança, teatro, poesia, música, hip-hop e capoeira. Mães que participam do projeto Sonho de Mãe, assim como adolescentes e jovens do ProJovem, do programa Mais Educação da EMEF Professor Ernani, alunos da Escola Tancredo Neves, dos grupos Redenbreak, Capoeira Expressão e Catequese da Cristo Redentor, assim como o músico Tadeu Pantoja, e o padre Messias Vitor na poesia, participarão na Noite Cultural. A animação do evento ficará por conta do grupo de brinquedistas da Pastoral da Criança da paróquia Nossa Senhora das Graças.

Além do espetáculo, a Noite Cultural terá ainda uma exposição de arte apresentada pelas mães do projeto. Serão também expostas para venda algumas das peças de enxoval confeccionadas nas oficinas do projeto Sonho de Mãe.

Esta iniciativa tem por objetivo continuar a alertar e sensibilizar a comunidade para a problemática da gravidez na adolescência, bem como a angariação de fundos para ajudar na construção da Casa Sonho de Mãe, no terreno da Escola Municipal Diocesana Imaculada Conceição, no bairro Novo Horizonte, em Redenção-PA.

A Noite Cultural Solidária conta com o apoio das Secretarias de Cultura e Educação, Escola Tancredo Neves e das paróquias Nossa Senhora das Graças e Cristo Redentor.

Dia: 27/04/2013
Hora: 19h00
Local: Escola Tancredo Neves
Entrada: R$5,00 (venda de ingressos no local do evento)
Menores de 16 anos poderão entrar acompanhados dos pais ou responsável legal

APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O Sonho de Mãe é um projeto de apoio a mães adolescentes (entre 14 e 25 anos) de iniciativa da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, implantado em Redenção, Conceição do Araguaia e Pau d’Arco. Ajudamos as mães a fazer o enxoval do bebê, ao mesmo tempo que recebem formação, apoio humano e espiritual. 

JUSTIFICATIVA
Em Redenção, no ano de 2012, em 1600 nascimentos 430 foram de mães adolescentes. As estatísticas da região são igualmente alarmantes, estimando-se que 1/3 das gestantes tenha menos de 21 anos (dados do IBGE). Atualmente a direção da Escola Municipal Diocesana Imaculada Conceição cede uma sala para a realização dos encontros. Face aos números divulgados pelo IBGE e Secretaria de Saúde, e o aumento de mães adolescentes que integram o projeto, tornou-se urgente a construção de uma casa de apoio que proporcione um ambiente de paz, adaptado, oferecendo melhores condições para as participantes. Em setembro de 2012, começou a obra da Casa Sonho de Mãe, no terreno da Escola Municipal Imaculada Conceição, no bairro Novo Horizonte. Graças às doações da comunidade local a casa tem as paredes, o telhado e o piso, mas ainda faltam materiais para terminar a obra: tinta, louça sanitária, fossa, portas e janelas, móveis de cozinha, assim como materiais hidráulicos.

OBJETIVO      
Em dezembro de 2012, o projeto Sonho de Mãe apresentou o seu primeiro evento beneficente em prol da construção da casa de apoio (Desfile de Moda Solidário Gestante e Bebê na Casa da Amizade de Redenção), momento que permitiu dinamizar as doações e fortalecer o diálogo com a sociedade civil, sensibilizando as pessoas para a questão da gravidez na adolescência. Perante o sucesso da iniciativa, a equipe decidiu dar continuidade a esse tipo de ação propondo para o primeiro semestre de 2013 uma noite cultural em Redenção.

Maiores informações:
Suzanne Marivoet
Cel: (94) 9112-5300


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Estado inicia pagamento dos salários de Abril na quarta-feira.



Estado inicia pagamento dos salários de Abril na quarta-feira
O Governo do Estado inicia no próximo dia 24 o pagamento dos servidores públicos da administração direta e indireta, referente ao mês de abril de 2013. Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), os inativos militares e pensionistas civis e militares serão os primeiros a receber. O cronograma encerra no dia 30, com os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da capital e do interior. Consulte abaixo o calendário de pagamento:
 
Dia 24 (quarta-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares
 
 
Dia 25 (quinta-feira) - Inativos civis e pensões especiais/Sead
 
 
Dia 26 (sexta-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, NAF, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran, Secom e Setur
 
 
Dia 29 (segunda-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, Fundação Tancredo Neves, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imetropará, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, CPH e NGTM 
 
Dia 30 (terça-feira) - Seduc 

Ascom/Sead

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Projeto As Várias Leituras

Ontem foi realizado na Escola Palma Muniz o projeto As Vária Leituras, onde foi exposto pinturas da pintora Maria José, mural de poesias, filmes e leitura de revistas. Veja:










sexta-feira, 12 de abril de 2013

XVII Feira Pan-Amazônica do Livro


Data

26/04/2013 a 05/05/2013
Local
Hangar 1 e 2
Hora
10h
Um dos maiores eventos literários do país ocorre entre os dias 26 de abril e 5 de maio no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia: a XVII Feira Pan-Amazônica do Livro. Ziraldo, Milton Hatoum e Tatiana Salem são alguns dos escritores que confirmaram presença no evento. A programação conta com encontros literários, oficinas, workshops e palestras.

Serviço: XVII Feira Pan-Amazônica do Livro
Data: 26 de abril a 5 de maio de 2013
Hora: 10h
Entrada franca
Informações: 4009-8717

CRIAÇÃO DA UNIFESSPA NA REGIÃO SUL E SULDESTE


O projeto de lei 2206/11, que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a partir de desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi aprovado pela Câmara dos deputados e segue agora para análise do Senado Federal. 
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou, na última quarta-feira (10), o parecer que propõe a criação da nova instituição que terá sede em Marabá.
A nova estrutura será integrada por campus a serem criados em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Cálculos do Ministério da Educação (MEC) estimam as despesas com a Unisfesspa em R$ 41,2 milhões em 2013. Até 2017, quanto está prevista a contratação completa de pessoal para a instituição, a expectativa é de R$ 260,6 milhões.
O projeto cria 506 cargos de professor, 238 cargos técnico-administrativos de nível superior e outros 357 cargos técnico-administrativos de nível médio. Serão abertos também um cargo de reitor, um de vice-reitor, outros 90 de direção, além de 462 funções gratificadas.
A Unifesspa será uma das quatro novas universidades federais implantadas no âmbito da expansão universitária. 
Infelizmente Redenção uma cidade polo, maior que Xinguara e Santana do Araguaia até o presente momento não foi contemplada com um campi.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Síndrome de burnout


A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino, Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.
A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer, termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, necessidade de se afirmar, o desejo de realização profissional se transforma em obstinação e compulsão.
Os sintomas são variados: fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, problemas digestivos.
  • A Síndrome de "Burnout" em Professores

    burnout de professores é conhecida como uma exaustão física e emocional que começa com um sentimento de desconforto e pouco a pouco aumenta à medida que a vontade de lecionar gradualmente diminui. Sintomaticamente, a burnout geralmente se reconhece pela ausência de alguns fatores motivacionais: energia, alegria, entusiasmo, satisfação, interesse, vontade, sonhos para a vida, idéias, concentração, autoconfiança e humor.
    Um estudo feito entre professores que decidiram não retomar os postos nas salas de aula no início do ano escolar na Virgínia, Estados Unidos, revelou que entre as grandes causas de estresse estava a falta de recursos, a falta de tempo, reuniões em excesso, número muito grande de alunos por sala de aula, falta de assistência, falta de apoio e pais hostis. Em uma outra pesquisa, 244 professores de alunos com comportamento irregular ou indisciplinado foram instanciados a determinar como o estresse no trabalho afetava as suas vidas. Estas são, em ordem decrescente, as causas de estresses nesses professores:
    • Políticas inadequadas da escola para casos de indisciplina;
    • Atitude e comportamento dos administradores;
    • Avaliação dos administradores e supervisores;
    • Atitude e comportamento de outros professores e profissionais;
    • Carga de trabalho excessiva;
    • Oportunidades de carreira pouco interessantes;
    • Baixo status da profissão de professor;
    • Falta de reconhecimento por uma boa aula ou por estar ensinando bem;
    • Alunos barulhentos;
    • Lidar com os pais.
    Os efeitos do estresse são identificados, na pesquisa, como:
    • Sentimento de exaustão;
    • Sentimento de frustração;
    • Sentimento de incapacidade;
    • Carregar o estresse para casa;
    • Sentir-se culpado por não fazer o bastante;
    • Irritabilidade.
    As estratégias utilizadas pelos professores, segundo a pesquisa, para lidar com o estresse são:
    • Realizar atividades de relaxamento;
    • Organizar o tempo e decidir quais são as prioridades;
    • Manter uma dieta equilibrada ou balanceada e fazer exercícios;
    • Discutir os problemas com colegas de profissão;
    • Tirar o dia de folga;
    • Procurar ajuda profissional na medicina convencional ou terapias alternativas.
    Quando perguntados sobre o que poderia ser feito para ajudar a diminuir o estresse, as estratégias mais mencionadas foram:
    • Dar tempo aos professores para que eles colaborem ou conversem;
    • Prover os professores com cursos e workshops;
    • Fazer mais elogios aos professores, reforçar suas práticas e respeitar seu trabalho;
    • Dar mais assistência;
    • Prover os professores com mais oportunidades para saber mais sobre alunos com comportamentos irregulares e também sobre as opções de programa para o curso;
    • Envolver os professores nas tomadas de decisão da escola e melhorar a comunicação com a escola.
    Como se pode ver, o burnout de professores relaciona-se estreitamente com as condições desmotivadoras no trabalho, o que afeta, na maioria dos casos, o desempenho do profissional. A ausência de fatores motivacionais acarreta o estresse profissional, fazendo com que o profissional largue seu emprego, ou, quando nele se mantém, trabalhe sem muito apego ou esmero.
    Fonte:

domingo, 7 de abril de 2013

BIBLIOTECA


 Você que é amante de leitura pode solicitar o empréstimo de livros ou ler o livro no ambiente aconchegante
da biblioteca, você vai encontrar livros nos mais variados gêneros e também revistas. A mesma está  funcionando nos três turnos,  passou por uma pintura com o patrocínio das tintas da representante da Herbalife professora Marlene, professor Artur lixou as paredes, o diretor Carlos Brito solicitou os pintores da prefeitura,  sendo prontamente atendido, alguns alunos do vespertino e as professoras Sandra Fiúza e Neia organizaram a biblioteca. Veja como ficou: