sexta-feira, 22 de maio de 2015

Estado paga funcionalismo a partir de segunda-feira, 27

A partir de segunda-feira, 27, os funcionários públicos estaduais, da administração direta e indireta, começam a receber os salários de abril. Os primeiros beneficiados de acordo com o cronograma da Sead são os inativos militares e pensionistas civis e militares, além dos inativos civis e as pensões especiais da Secretaria de Estado de Administração (Sead). O cronograma encerra no dia 30, com os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) da capital e do interior.
Confira o calendário de pagamento da folha de abril:
Dia 27 (segunda-feira) - Inativos militares e pensionistas civis / militares e inativos civis e pensões especiais da Sead.
Dia 28 (terça-feira) - Auditoria Geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria
Geral, Sedap, Sectet, Sead, Sefa, Seplan, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom e Setur
Dia 29 (quarta-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Imetropará, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial do Estado, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor-Bio, CPH e NGTM
Dia 30 (quinta-feira) – Seduc (capital e interior)


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Vídeo aula - LÍNGUA PORTUGUESA 1 -TELECURSO 2000


PROJETO MUNDIAR

Desenvolvido pela Seduc em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o programa possibilita que cidadãos jovens que estão fora da sala de aula e também em atraso com relação ao ano escolar possam concluir os estudos no ensino médio em um ano e seis meses. Desde 2014, o Mundiar na rede estadual pública de ensino atende estudantes de 23 municípios, mas em 2015 chegou também ao município de Redenção em duas escolas, sendo duas turmas de Ensino Médio na Escola Palma Muniz e uma turma na Escola Maria Benta.
 Mundiar é um termo popular e regional, que na região amazônica significa encantar, enfeitiçar, entorpecer. O projeto pretende seduzir os alunos através de metodologias inovadoras e assim combater também a evasão escolar.
 O mesmo utiliza o sistema de ensino Tele Sala, com uso de televisão e aulas em DVD no programa de atividades de interação entre disciplinas.

O Telecurso parte do que o aluno já sabe e o conhecimento é construído de forma prazerosa. O professor é só um mediador. As disciplinas são as mesmas que o Ministério da Educação (MEC) aprova para as escolas, mas a forma de ensinar é diferente. Ao invés de ter cinco ou mais matérias de uma vez, no Telecurso o aluno aprende por módulos, três para Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio. O professor não trabalha apenas os conteúdos curriculares, ele divide a turma em equipes, estimulando temáticas como socialização, solidariedade e pensamento crítico.