A equipe que, a partir de agora, está a frente da educação básica no Estado do Pará assumiu a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na manhã desta segunda-feira (3). O novo secretário de estado de educação, professor Nilson Pinto; e os secretários adjuntos de ensino, gestão, e logística escolar, respectivamente, Cláudio Ribeiro, Valdecir Costa e Emanuel Matos deram início ao trabalho em um encontro com os servidores da sede, no auditório da instituição.
Com as bençãos do padre Francisco Samuel, da comunidade Santo Expedito, localizada no bairro do Mangueirão, no primeiro encontro com os funcionários da rede, o novo secretário apresentou objetivos e desafios a serem conquistados pela Rede Pública Estadual de Ensino. Na ocasião, a ex-secretária de educação, professora Ana Lúcia Lima, agradeceu o empenho empregado nos últimos anos pelos servidores da educação.
Ao reconhecer os avanços já conquistados, Nilson Pinto, apontou diversos desafios a serem superados. “Nós precisamos investir na qualidade da educação. Essa não é uma tarefa que se resolve com uma simples construção de um prédio. Ela envolve um conjunto de ações”, afirmou o secretário. Nilson Pinto apontou como maior problema a ser superado a qualidade do ensino, cujos índices do Ministério da Educação (MEC), demonstram que o Pará está em último lugar.
Para a melhorar a qualidade do ensino, Nilson Pinto enumerou quatro prioridades para a educação básica em sua gestão: a formação de professores, condições adequadas para a prática do ensino, boas condições de trabalho para o servidor e o estímulo ao desempenho. “Queremos estimular a criatividade, o conhecimento e valorizar o mérito”, informou o titular da Seduc, acrescentando que um sistema de avaliação permanente será implantado. “A avaliação não é um instrumento de punição, é um instrumento de superação de deficiências”, completou.
Perfil – Paraense, natural de Belém, Nilson Pinto nasceu em 25 de março de 1952. Graduou-se bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará (Ufpa), em 1973; mestre em Geoquímica, também pela Ufpa, em 1977; e doutor em Geociências, pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, Alemanha, em 1980.
Professor da Universidade Federal do Pará, foi reitor da instituição, de 1989 a 1993; secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado do Pará, de 1995 a 1998; e secretário Especial de Promoção Social do Estado do Pará, de 2001 a 2002.
Nilson Pinto exerceu três mandatos como deputado federal, pelo PSDB do estado do Pará. Foi eleito pela primeira vez em 1998; reeleito, em 2002, 2006 e 2010. É titular da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, e suplente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a qual presidiu, em 2007. É presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha.
Texto: Mari Chiba (com informações do site www.nilsonpinto.com)
Fotos: Advaldo Nobre
Ascom/Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário