As
estratégias para a qualificação permanente de profissionais da educação
básica paraense – incluindo técnicos, pessoal de gestão e de apoio
operacional – começaram a ser traçadas para a elaboração de um plano
estadual de formação continuada para profissionais desse nível de
ensino. Os primeiros passos foram dados nesta quarta-feira (8), no
auditório da Microlins, em Belém, durante o encontro “Diretrizes de
formação continuada dos profissionais da Seduc”, promovido pela
Coordenação do Plano de Formação Docente do Estado do Pará (Parfor). O
objetivo do encontro foi reunir informações das mais diversas áreas da
Secretaria de Estado de Educação (Seduc), desde os setores de logística e
de gestão, e da área de ensino.
Um Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do
Pará (Cefor), que será destinado à formação continuada para professores e
técnicos das redes estadual e municipal de ensino, deverá começar a
funcionar em breve. O Cefor funcionará no Instituto Estadual de Educação
do Pará (IEEP), que terá polos de formação nos municípios, e funcionará
por meio de parceria entre a Seduc, a União Nacional de Dirigentes
Municipais de Educação (Undime) e Instituições Públicas de Ensino
Superior (IPEs).
O Centro de Formação ofertará cursos de curta duração, de pós-graduação
stricto sensu e lato sensu, além de estimular a formação inicial de
professores, uma segunda licenciatura para quem tem curso de graduação e
a formação pedagógica de bacharéis. A ideia é organizar as formações já
existentes e implementar as próximas atividades, a partir de um plano
estratégico.
As redes de ensino contam com programas do Governo Federal, como o
Pro-funcionário e a Escola de Gestores, entre outras qualificações
profissionais. E a Rede Estadual do Pará promove a formação continuada
por meio de convênios e contratos com os municípios, formações
promovidas pela Secretaria Adjunta de Ensino da Rede Estadual, Unidades
Seduc na Escola (USEs), Unidades Regionais de Educação (UREs) e
Secretarias Municipais de Educação.
A Rede Pública Estadual de Ensino tem, atualmente, cerca de 43 mil
servidores. Em seu quadro funcional, o destaque é da função docente, com
mais de 24 mil professores. Mas o objetivo do Plano de Formação
Continuada é atingir todo o ensino básico paraense – rede estadual e
municipal, que reúne, cerca de 73 mil professores.
Política de formação - De acordo com a diretora de
Recursos Humanos da Seduc, Maria José Brígido, as ações de qualificação
do servidores da Rede Estadual foram historicamente voltadas para área
de ensino, com qualificação, graduação e programa de bolsa mestrado e
doutorado. “Fazer educação requer uma visão de todo um conjunto.
Precisamos estabelecer uma política de formação da Seduc em todas as
áreas, com um olhar mais amplo”, disse a diretora, destacando a
importância de os novos servidores concursados também passarem por uma
formação inicial, com ênfase na função que irão desempenhar.
O coordenador do Parfor, professor Licurgo Peixoto, destacou o êxito que
o Pará acumula por meio do Plano de Formação Docente. Somente 43% dos
docentes da Educação Básica em todo o Pará possuem formação adequada
para a função que exercem. Para reverter esse quadro, desde 2009 mais de
20 mil professores ingressaram, por meio do Parfor, em cursos de nível
superior, para adequar sua formação à atividade que desenvolvem nas
escolas.
Segundo ele, a formação continuada, assim como a inicial, deve ser
articulada entre os sistemas educacionais em nível municipal, estadual e
federal. “Com a definição dessas diretrizes, teremos na educação ações
estruturantes que certamente vão mudar o patamar do Estado do Pará no
que se refere aos índices educacionais”, afirmou Licurgo Peixoto.
Texto: Mari Chiba
Fotos: Rai Pontes
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