sexta-feira, 12 de abril de 2013

CRIAÇÃO DA UNIFESSPA NA REGIÃO SUL E SULDESTE


O projeto de lei 2206/11, que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a partir de desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi aprovado pela Câmara dos deputados e segue agora para análise do Senado Federal. 
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou, na última quarta-feira (10), o parecer que propõe a criação da nova instituição que terá sede em Marabá.
A nova estrutura será integrada por campus a serem criados em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Cálculos do Ministério da Educação (MEC) estimam as despesas com a Unisfesspa em R$ 41,2 milhões em 2013. Até 2017, quanto está prevista a contratação completa de pessoal para a instituição, a expectativa é de R$ 260,6 milhões.
O projeto cria 506 cargos de professor, 238 cargos técnico-administrativos de nível superior e outros 357 cargos técnico-administrativos de nível médio. Serão abertos também um cargo de reitor, um de vice-reitor, outros 90 de direção, além de 462 funções gratificadas.
A Unifesspa será uma das quatro novas universidades federais implantadas no âmbito da expansão universitária. 
Infelizmente Redenção uma cidade polo, maior que Xinguara e Santana do Araguaia até o presente momento não foi contemplada com um campi.

Nenhum comentário: