domingo, 16 de junho de 2013

Enem 2013

Parte essencial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação costuma ser temida pelos candidatos que entendem que a boa avaliação de seus textos pode fazer a diferença na hora de conquistar uma das disputadas vagas no ensino superior. Para superar o famoso "medo da folha em branco", a combinação de treino contínuo e muita leitura é fundamental para, no dia da prova, executar a tarefa com confiança e tranquilidade.
Os temas propostos para redação no Enem sempre têm caráter social, ou seja, são relacionados a questões coletivas da atualidade. Por isso, a leitura de notícias em jornais, revistas e sites é indispensável para formar um repertório de conhecimento e, assim, alimentar ideias e argumentos.

Já a prática faz com que o candidato reconheça a diferença entre os tipos de textos e encontre sua forma de expressão.É bom escrever o tempo todo, para lapidar o próprio estilo e o senso crítico, que são coisas que não se formam na sala de aula. A recomendação é válida, já que o texto cobrado anualmente pelo Enem é do tipo dissertativo, ou seja, deve desenvolver um debate crítico sobre o tema proposto com argumentos do aluno para justificar e defender um ponto de vista.


Nenhum comentário: