quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Novos vice- diretores


A Escola Estadual Engenheiro Palma Muniz e Anexo Ronan Fidélis estava sem os seus respectivos vice-diretores desde abril de 2012, hoje foi publicado no diário oficial duas portarias, são elas:
PORTARIA Nº.: 1389/2013 DE 07/02/2013
Designar JADER MOUTINHO BARBOSA, Matrícula nº 5753589/2,
Especialista em Educação Classe II,  para exercer, até ulterior
deliberação, a função de Vice-Diretor (GED-2)  da EEEM.
Eng. Palma Muniz/Sede, no Município de  Redenção, a partir de
07/02/2013

PORTARIA Nº.: 1436/2013 DE 14/02/2013
Designar MARIA DO SOCORRO MAIA DA SILVA, matrícula
nº 5391440/2, Especialista em Educação Classe I,  para exercer,
até ulterior deliberação, a função de Vice-Diretor (GED-2) da
EEEM Anexo Ronan Fidelis de Melo, no Município de  Redenção,
a partir de 14/02/2013.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Palestra fala sobre financiamento para servidores



Na próxima terça-feira (19) será realizada a palestra "Financiamento Imobiliário aos Servidores do Governo do Estado do Pará", para explicar como funciona este tipo de crédito, concedido a integrantes do funcionalismo público, através de um convênio com o Banco do Brasil.

O convênio abrange condições diferenciadas de financiamento imobiliário, inclusive com acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida. O objetivo da palestra é as formas possíveis de crédito e esclarecer as dúvidas. O evento acontecerá no auditório da Secretaria de Estado de Administração, às 9h. (DOL, com informações da Agência Pará)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Aniversariantes do mês de fevereiro

Professora Elisângela dia 07-02



Professora Andréia dia 11-02

Validação de diploma de Medicina pode mudar


Uma nova alternativa para facilitar a validação de diplomas de Medicina obtidos no exterior está em discussão no governo. A ideia é alterar a metodologia do Revalida, exame exigido de profissionais interessados em trabalhar no País. Pela proposta, a definição do padrão de dificuldade das questões, hoje atribuição de professores e médicos, passaria a ser feita por alunos no fim do curso.
Defensores da mudança afirmam que a medida tornaria o exame mais justo. "Não faz sentido aplicar uma prova mais difícil para médicos que se formam no exterior. O padrão tem de ser o mesmo", afirma o deputado Rogério Carvalho (PT-SE), que acompanha as discussões.
O número de brasileiros interessados em validar o diploma no Brasil deve crescer. Depois de Bolívia e Cuba, a Argentina é o novo destino de estudantes que desejam cursar Medicina mas não conseguem vaga em uma universidade pública e não têm recursos para pagar um curso particular, cuja mensalidade custa, em média, R$ 5 mil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Nem sempre todos estão bem humorados e recebem bem um clique, ou um toque...


Nem sempre todos estão bem humorados e recebem bem um clique, ou um toque...

Passe o mouse sobre a cabeça do cidadão!!!

Este recurso é muito bom para levantar e discutir problemas com que a mediação volta e meia se depara em ambientes virtuais de colaboração ... hahahaha ... Meio assustador, mas acontece! Nem sempre todos estão bem humorados e recebem bem um clique, digo, um toque...rsrsrs

Que digam os mediadores!!!

O Homem que Calculava


O Homem que Calculava é um maravilhoso romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan (Júlio César de Mello e Souza) que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir na Bagdá do século XIII.
Imerso no mundo islâmico medieval, a narrativa, envolvente e apaixonante, resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da Matemática. Inclui, também, lendas e histórias pitorescas.

Sinopse:

Viajando de Samara a Bagdá, Hank Tade-Maiá, o narrador da história, encontra Beremiz Samir, um singular personagem que se revela ser um fabuloso calculista da Pérsia. Eles decidem viajar juntos para Bagdá e ainda no trajeto Beremiz dá mostras de sua extraordinária habilidade com os cálculos.
Em Bagdá, Beremiz rapidamente torna-se famoso e muito requisitado tanto por pessoas comuns quanto por nobres, despertando a simpatia de uns e a inveja de outros. Emprega-se como secretário do Grão-vizir Ibrahim Maluf, enquanto que Tade-Maiá fica como escriba deste mesmo ministro. Beremiz aceita também a tarefa de ensinar a matemática à filha do poeta Iezid, travando conhecimento com Telassim, sua futura esposa. Até mesmo o califa ouve falar de Beremiz e concede-lhe uma audiência. O califa fica encantado com a argúcia do calculista, elogiando-o.
Para testar definitivamente a capacidade de Beremiz, o califa prepara, então, uma audiência onde o calculista seria argüido por sete sábios. Tendo respondido brilhantemente todas as provas, Beremiz, como recompensa, pede em casamento a mão de Telassim, por quem havia se apaixonado. Beremiz casa-se com Telassim e, se convertido ambos ao cristianismo, tendo três filhos, mudam-se juntamente com o amigo Tade-Maiá para Constantinopla na Turquia.
Esta é um obra riquíssima e que merece ser explorada em nossas escolas. Clicando aqui podemos acessar o E-book com a história completa, em pdf.




Outro achado é um vídeo no YouTube com dois dos problemas resolvidos, sabiamente, por Beremiz:




Alguns dos problemas apresentados no livro são:
  • A divisão dos 35 camelos (cap. 3).
  • O pagamento de 8 pães com 8 moedas (cap. 4).
  • A proporção da quantia devida pelo mercador de jóias (cap. 5).
  • Os Quatro Quatros - Como obter todos os números de 1 a 100, exceto o 41, com quatro algarismos 4 e as operações fundamentais. (cap. 7).
  • A soma das parcelas da dívida (cap. 7).
  • A divisão dos 27 vasos de vinho (cap. 8).
  • Números perfeitos (cap. 10).
  • A venda de 60 melões por preços diferentes (cap. 12.)
  • O cálculos dos grãos de trigos das casas do tabuleiro de xadrez (cap. 16).
  • A venda das 90 maçãs (cap. 17).
  • O problema dos 3 marujos (cap. 19).
  • A metade do tempo da prisão perpétua (cap. 21).
  • O problema das pérolas do rajá (cap. 23).
  • A fórmula matemática da beleza (cap. 24).
  • As 16 curiosidades numéricas do Alcorão (cap. 26).
  • As raízes quadradas dos números 2025, 3025 e 9801 (cap. 28).
  • A lenda da divisão de 3 por 3 (cap. 30).
  • O enigma dos discos brancos e pretos (cap. 31).
  • As curiosidades do número 40 (cap. 32).
  • O Problema de Delos (cap. 33).
  • A Trissecção do Cubo (cap. 33).
  • A Quadradura do Círculo (cap. 33).
  • As escravas de olhos pretos e azuis (cap. 34).
  • O curioso número 142857.
Vale conferir, sonhar, fantasiar e embarcar nessa maravilhosa viagem pelo oriente ... desvendando os mistérios da Matemática.
 para quem ficou curioso em ler o livro na biblioteca da Escola Estadual Palma Muniz temos 03 livros.
Bons Cálculos!!!!!!

Caneta mágica: vibra toda vez que identifica um erro de grafia

 A empresa alemã Lernstift desenvolveu uma caneta que vibra toda vez que identifica um erro de grafia e também gramática (é praticamente a versão analógica do corretor ortográfico). Para isso, é necessário escolher o modo ''Ortografia'' ? outra opção é o modo ''Caligrafia'', que detecta problemas na forma de escrever. Toda vez que algo está errado, a caneta vibra. A novidade ainda não está disponível: deve ser lançada em 2014, segundo a companhia, em ''muitos países e idiomas correspondentes'' .
Fonte: UOL