domingo, 2 de novembro de 2008

Gravidez na Adolescência
A adolescência caracteriza-se por ser um período de descoberta do mundo, dos grupos de amigos, de uma vida social mais ampla. Assim, a gravidez pode vir a interromper, na adolescente, esse processo de desenvolvimento próprio da idade, fazendo-a assumir responsabilidades e papéis de adulta antes da hora, já que dentro em pouco se verá obrigada a dedicar-se aos cuidados maternos.
O prejuízo é duplo: nem adolescente plena, nem adulta inteiramente capaz. A adolescência é também uma fase em que a personalidade da jovem está se formando e, por isso mesmo, é naturalmente instável. Hoje, os meninos e meninas entram na adolescência cada vez mais cedo. O início da ejaculação e da menstruação indicam que eles estão começando a sua vida fértil, isto é, que chegaram àquela fase da vida em que são capazes de procriar.

O que significa uma gravidez na adolescência?
A adolescência assume-se como um importante período da vida, que corresponde a diferentes tomadas de posição sentidas ao nível social, familiar e também sexual. A puberdade marca o início da vida reprodutiva de rapazes e raparigas, sendo caracterizada por mudanças fisiológicas e psicológicas. Uma gravidez na adolescência implica um duplo esforço de adaptação fisiológica e uma conciliação de duas realidades que convergem num único momento: estar grávida e ser adolescente.

Como saber se estou grávida?
Se existiram relações sexuais desprotegidas e a menstruação não apareceu na altura devida, não vale a pena entrar em pânico, mas também não deve ignorar a situação. Deve sim, fazer um teste de gravidez e aí, de acordo com o resultado, refletir sobre as decisões mais apropriadas, sempre com o apoio de alguém em quem se confia. É essencial considerar que uma criança precisa de afecto, amor e disponibilidade total durante vários anos. Existem muitos serviços anónimos, confidenciais e gratuitos (por exemplo: consultas de atendimento a jovens nos centros de saúde, linhas telefónicas de apoio e encaminhamento nesta área, etc.) que podem ajudar os jovens neste momento difícil.

Quais são as principais queixas apresentadas pela jovem grávida?
Dificuldade na relação com os pais: desapontamento, culpas e acusações poderão ocorrer com a chegada da notícia;Dificuldade na relação consigo própria, na integração da gravidez e da expectativa da maternidade nos seus projetos e interesses de adolescente;Receio de possíveis alterações no relacionamento com o seu namorado;Dificuldade em conseguir gerir a relação com o seu grupo de amigos;Dificuldade em encontrar um espaço onde se sinta confortável para falar sobre os seus medos e dúvidas, fase da situação vivida.



Qual a forma de tornar toda esta situação mais fácil?
Se a família e as pessoas mais próximas da adolescente que engravida forem capazes de acolher a notícia com compreensão, harmonia e respeito(o que é difícil.), a gravidez tem maior possibilidade de decorrer sem problemas e até de forma gratificante. A jovem deve ser apoiada na tomada de decisões, e o seu bem-estar afetivo é fundamental. A adolescente tem necessidade de exprimir e partilhar sentimentos sem se sentir julgada, antes compreendida e aceita. Deverá possuir conhecimentos que lhe permitam compreender a maternidade e aceitar as mudanças corporais. Para isso, deverá ser inserida num programa de cuidados pré-natais adequados. A gravidez na adolescência é, enfim, um problema que deve ser levado a sério e que não deve ser subestimado nem pelos adolescentes, nem pelos educadores e professores. É possível manter os comportamentos normais na adolescência, continuar a sair com os amigos e namorar, mas de forma diferente, mais ponderada.


Você tem coragem de fazer ABORTO?
.
.
.

E agora? Mudou de idéia?






A vida está em suas MÃOS...

10 comentários:

Unknown disse...

Adorei...

Anônimo disse...

Fico muito TOp esse blog Docêiis!!

Escola Estadual de Ensino Médio Engº. Palma Muniz disse...

Michele
adorei......

Anônimo disse...

ninguem manda fuder !!!1

Anônimo disse...

DENISE ADOREI PELOS TEMAS ABORDADOS SÃO ASSUNTOS EM DEBATE E ASSIM A GENTE PODE EXPRESSAR A NOSSA VONTADE VALEU PELO ESFORÇO ESTAMOS MUITO FELIZES POR ESSA IDEIA......

Anônimo disse...

maik é um gay

Anônimo disse...

Esta materia è muito bem
aprofundada e pode servir
de exemplo para muitas meninas
q engravidão muito cedo .
este e o pensamento
dos alunos Karem Kerolainny e Leonardo
do 2 ano
parabens

Anônimo disse...

Eu achei super importante, para que todos saibam lidar com esses tipos de situações. Camila Lorrane

Anônimo disse...

Nossa, essa matéria é fundamental, para conciêntizar muitas meninas e meninos do que é colocar um filho no mundo !

Unknown disse...

adorei!
é um incentivo muito bom para as pessoas não praticarem um aborto!
adorei!