quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PRISE E PROSEL


• Qual a diferença entre o PRISE e o PROSEL?
PRISE – Programa de Ingresso Seriado, buscando uma avaliação continuada ao longo de três anos de ensino médio. É ofertado em subprograma e é exigência que o candidato faça parte das três etapas do mesmo subprograma.
PROSEL – Aberto a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio, ou equivalente, ou que estejam concluindo no ano de sua realização.

• Quem pode se inscrever no PRISE?
Alunos concluintes da 1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou que já concluíram este nível de ensino. Em qualquer dos dois casos devem inscrever-se na 1ª etapa e realizar as duas etapas posteriores nos anos seqüentes e no mesmo Subprograma.
Alunos que cursam Ensino Médio em 4 anos sem terminalidade no 3º, inscrevendo-se quando estiverem realizando a segunda série, para iniciar na 1ª etapa do PRISE.


• Existe uma pontuação “X” para que o candidato seja considerado já aprovado?
Não, pois a classificação é feita em ordem decrescente, da maior pontuação até a pontuação correspondente ao número de vagas ofertadas no curso de opção.

• O candidato pode inscrever-se no PRISE e no PROSEL?
Sim, entretanto, ao chegar na 3ª etapa do PRISE, ele terá que optar por uma das duas modalidades, uma vez que as provas, desta etapa, coincidem em datas com a 3ª fase do PROSEL.

• Como é concedida a isenção da taxa de inscrição aos candidatos ao PRISE?
Por meio de solicitação, em formulário próprio e no mês de maio ou junho, sempre determinado por Edital. Tem base em critérios socioeconômicos e é concedida com validade para as três etapas (1ª, 2ª e 3ª). Na 2ª e 3ª etapas, o candidato deverá comparecer em local definido no edital revalidar a isenção.

• É possível trocar de opção de Língua Estrangeira na 3ª etapa?
Não, a Língua Estrangeira de opção é definida no momento de inscrição do PROSEL e de renovação de inscrição para a 2ª etapa do PRISE.

• Como ficam as vagas não preenchidas pelo PRISE ou pelo PROSEL?
As vagas são remanejadas do PRISE para o PROSEL ou do PROSEL para o PRISE, observando a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com os cursos de opção.

• A pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio é considerada na classificação do PRISE e PROSEL?
Não. Os Processos Seletivos da UEPa, ainda permanecerão nesse formato até decisão superior. Há uma equipe da PROGRAD realizando estudo sobre esta temática.

• Como e quando é feita a nova chamada no PRISE ou no PROSEL?
Imediatamente após o período de matrícula dos candidatos classificados, quando é comprovada a desistência de alunos. O processo de “repescagem” observa as normas legais de cada processo seletivo. O prazo de chamada equivale ao prazo máximo de 15% de execução do calendário escolar anual de cada curso.

• O candidato pode inscrever-se nas vagas oferecidas no interior do Estado, e após a classificação, solicitar matrícula na capital?
Não, o aluno será matriculado na vaga para a qual solicitou inscrição, na localidade, turno e curso de opção.

• É seguro fazer inscrição pela Internet?
Sim. É seguro, rápido, de fácil execução e o valor da taxa é menor.


Nenhum comentário: