sábado, 11 de agosto de 2012

Seduc discute plano de qualificação de servidores da educação básica

As estratégias para a qualificação permanente de profissionais da educação básica paraense – incluindo técnicos, pessoal de gestão e de apoio operacional – começaram a ser traçadas para a elaboração de um plano estadual de formação continuada para profissionais desse nível de ensino. Os primeiros passos foram dados nesta quarta-feira (8), no auditório da Microlins, em Belém, durante o encontro “Diretrizes de formação continuada dos profissionais da Seduc”, promovido pela Coordenação do Plano de Formação Docente do Estado do Pará (Parfor). O objetivo do encontro foi reunir informações das mais diversas áreas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), desde os setores de logística e de gestão, e da área de ensino.

Um Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), que será destinado à formação continuada para professores e técnicos das redes estadual e municipal de ensino, deverá começar a funcionar em breve. O Cefor funcionará no Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP), que terá polos de formação nos municípios, e funcionará por meio de parceria entre a Seduc, a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Instituições Públicas de Ensino Superior (IPEs).

O Centro de Formação ofertará cursos de curta duração, de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, além de estimular a formação inicial de professores, uma segunda licenciatura para quem tem curso de graduação e a formação pedagógica de bacharéis. A ideia é organizar as formações já existentes e implementar as próximas atividades, a partir de um plano estratégico.

As redes de ensino contam com programas do Governo Federal, como o Pro-funcionário e a Escola de Gestores, entre outras qualificações profissionais. E a Rede Estadual do Pará promove a formação continuada por meio de convênios e contratos com os municípios, formações promovidas pela Secretaria Adjunta de Ensino da Rede Estadual, Unidades Seduc na Escola (USEs), Unidades Regionais de Educação (UREs) e Secretarias Municipais de Educação.

A Rede Pública Estadual de Ensino tem, atualmente, cerca de 43 mil servidores. Em seu quadro funcional, o destaque é da função docente, com mais de 24 mil professores. Mas o objetivo do Plano de Formação Continuada é atingir todo o ensino básico paraense – rede estadual e municipal, que reúne, cerca de 73 mil professores.

Política de formação - De acordo com a diretora de Recursos Humanos da Seduc, Maria José Brígido, as ações de qualificação do servidores da Rede Estadual foram historicamente voltadas para área de ensino, com qualificação, graduação e programa de bolsa mestrado e doutorado. “Fazer educação requer uma visão de todo um conjunto. Precisamos estabelecer uma política de formação da Seduc em todas as áreas, com um olhar mais amplo”, disse a diretora, destacando a importância de os novos servidores concursados também passarem por uma formação inicial, com ênfase na função que irão desempenhar.

O coordenador do Parfor, professor Licurgo Peixoto, destacou o êxito que o Pará acumula por meio do Plano de Formação Docente. Somente 43% dos docentes da Educação Básica em todo o Pará possuem formação adequada para a função que exercem. Para reverter esse quadro, desde 2009 mais de 20 mil professores ingressaram, por meio do Parfor, em cursos de nível superior, para adequar sua formação à atividade que desenvolvem nas escolas.

Segundo ele, a formação continuada, assim como a inicial, deve ser articulada entre os sistemas educacionais em nível municipal, estadual e federal. “Com a definição dessas diretrizes, teremos na educação ações estruturantes que certamente vão mudar o patamar do Estado do Pará no que se refere aos índices educacionais”, afirmou Licurgo Peixoto.

Texto: Mari Chiba
Fotos: Rai Pontes
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