sábado, 19 de julho de 2014

Rubem Alves



Faleceu hoje aos 80 anos de falência múltiplas dos órgãos Rubem Alves, ele era professor, teólogo, psicanalista e escritor, escreveu inúmeros livros e artigos sobre religião, educação e questões da existência, além de publicar muitas obras voltadas para crianças.Rubem Alves nasceu na cidade de Boa Esperança (Minas Gerais) em 15 de setembro de 1933. Tendo se mudado em 1945 para o Rio de Janeiro. Estudou e se destacou em teologia, dando inicio na sua carreira como pastor em uma igreja que ficava no interior de Minas Gerais. 
Se casou em 1959 e desse casamento nasceram Sérgio, Marcos e Raquel. Sendo sua filha uma grande inspiradora de Rubem quando esse escrevia contos infantis.
Foi a partir da tese de doutorado de Rubem Alves (A Theology of Human Hope) que se deu inicio depois a “Teoria da Libertação”.
Após alguns anos nos Estados Unidos, Rubem Alves volta para o Brasil e passa a ser professor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Rio Claro – São Paulo. Tendo depois passado a trabalhar dentro da UNICAMP e se tornado um grande representando de faculdade nos anos que lá esteve.
Rubem Alves tornou-se algum tempo depois psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise, além de autor consagrado de inúmeras obras como O suspiro dos oprimidos, Sobre o tempo e a eterna idade, Concerto para corpo e alma, Variações sobre a vida e a morte, O poeta, o guerreiro e o profeta, entre outros.
Rubem Alves foi eleito membro da Academia Campinense de Letras.


Nenhum comentário: