quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ESCREVENDO SEM MEDO

A primeira frase que o aluno deve ter em mente é a seguinte: Em uma dissertação, nada é proibido, nada é obrigatório; tudo depende de bom-senso. Portanto use sua inteligência, no momento de escrever uma redação.


Evite repetições de sons, de palavras e de idéias.

Palavras terminadas em ção, são, ssão, dade, mente provocam eco na sua redação.

A repetição de palavras denota vocabulário escasso.

A repetição de idéias demonstra falta de cultura, de conhecimento geral.

Em vez de substituir as repetições por sinônimos, reestruture o período, pois a idéia continuará sendo repetida.

Reestruturar o período significa reescrevê-lo, dando outra formação sintática. Por exemplo, em vez de escrever O homem está destruindo a Natureza, sem pensar no seu próprio futuro reestruture para Destrói-se a Natureza, sem se importar com o futuro

Evite o exagero de conectivos (conjunções e pronomes relativos).

Por dois motivos: para evitar a repetição e para não elaborar períodos muito longos.

Não generalize; seja específico.

Utilize argumentos concretos, fatos importantes. Uma redação cheia de generalizações demonstra à falta de cultura de seu autor, a falta de conhecimentos gerais, a falta de contato com a realidade atual. Para evitar esse problema, leia bastante; leia jornais, revistas, livros; assista a programas de reportagens, a filmes; interesse-se pela cultura; alimente sua inteligência.

Não faça afirmações incoerentes.

Como Os jovens estão totalmente sem informações hoje...; Ninguém gosta de ler...; Não há escritores bons hoje em dia... A incoerência também demonstra falta de conhecimento.

Não faça afirmações levianas.

Como Todo político é corrupto...

Não afirme o que não pode ser provado.

Não escreva períodos muito curtos nem muito longos.

Evite mais de dois períodos por linha, ou seja, não coloque mais do que dois pontos finais em uma mesma linha.

Evite escrever mais de duas linhas sem um ponto final sequer.

Não faça parágrafos muito curtos nem muito longos.

O ideal seria que os parágrafos contivessem, no mínimo, 4 linhas e, no máximo, 7 linhas.

Estruture adequadamente os períodos.

Períodos mal-estruturados demonstram falta de conhecimento da língua.

Observe a pontuação.

Nunca coloque vírgula entre o sujeito e o verbo, nem entre o verbo e o seu complemento.

Não use expressões populares e cristalizadas pela população.

A dissertação é um trabalho técnico, portanto não se admitem expressões populares.

Expressões cristalizadas são frases comuns a qualquer cidadão, de qualquer nível cultural.

Não use expressões vulgares.

Por ser um trabalho técnico, não há espaço para vulgaridades.

Não use linguagem figurada.

Todas as palavras da dissertação devem ser usadas em seu sentido exato.

Se for usar título, faça-o por meio de expressão curta.

Alguns concursos vestibulares exigem título na dissertação. Se for o caso, use poucas palavras e só coloque ponto final, se usar verbo.

Cuidado com usos de conjunções: mas, porém, contudo são adversativas, indicam fatores contrários; portanto, logo são conclusivas; pois é explicativa, e não causal.

Não deixe os parágrafos soltos.

Há de haver ligação entre eles. A ausência de elementos coesivos entre orações, períodos e parágrafos é erro grave.

Não use a palavra eu nem a palavra você e evite a palavra nós.

A dissertação deve ser impessoal. Não se dirija ao examinador, como se estivesse conversando com ele.

Não use palavras estrangeiras nem gírias.

Por ser trabalho técnico, use apenas palavras da Língua Portuguesa.

Atente para não elaborar frases ambíguas.

Se houver duplo sentido em uma frase, como o examinador saberá por qual optar?

Atente para não entrar em contradição.

Preste atenção a tudo o que for exposto na redação, para não dizer o contrário mais à frente.



Lembre-se de que há quatro palavras muito importantes:

Originalidade e Criatividade - Não trabalhe com exemplos muito simples ou comuns; seja criativo. Use sua inteligência.

Homem e Sociedade - Tudo o que for colocado em sua redação deve ser importante para a sociedade de um modo geral, e não apenas a você ou a um pequeno grupo de pessoas.

Veja abaixo quadros resumos da estrutura de uma redação (introdução, desenvolvimento e conclusão) das três modalidades de uma redação: descrição, narração e dissertação.

Estrutura de uma Descrição

CARACTERÍSTICAS Situa seres e objetos no espaço (fotografia)

INTRODUÇÃO A perspectiva do observador focaliza o ser ou objeto, distingue seus aspectos gerais e os interpreta.

DESENVOLVIMENTO Capta os elementos numa ordem coerente com a disposição em que eles se encontram no espaço, caracterizando-os objetiva e subjetivamente, física e psicologicamente na redação.

CONCLUSÃO Não há um procedimento específico para conclusão. Considera-se concluído o texto quando se completa a caracterização.

RECURSOS Uso dos cinco sentidos: audição, gustação, olfato, tato e visão, que, combinados, produzem a sinestesia. Adjetivação farta, verbos de estado, linguagem metafórica, comparações e prosopopéias.

O QUE SE PEDE Sensibilidade para combinar e transmitir sensações físicas (cores, formas, sons, gostos, odores) e psicológicas (impressões subjetivas, comportamentos). Pode ser redigida num único parágrafo.



Estrutura de uma Narração

CARACTERÍSTICAS Situa seres e objetos no tempo (história)

INTRODUÇÃO Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço.

DESENVOLVIMENTO Através das ações das personagens, constroem-se a trama e o suspense, que culminam no clímax da redação.

CONCLUSÃO Existem várias maneiras de concluir-se uma narração. Esclarecer a trama é apenas uma delas.

RECURSOS Verbos de ação, geralmente no tempo passado; narrador personagem, observador ou onisciente; discursos direto, indireto e indireto livre.

O QUE SE PEDE Imaginação para compor uma história que entretenha o leitor, provocando expectativa e tensão. Pode ser romântica, dramática ou humorística.



Estrutura de uma Dissertação

CARACTERÍSTICAS Discute um assunto apresentando pontos de vista e juízos de valor.

INTRODUÇÃO Apresenta a síntese do ponto de vista a ser discutido (tese).

DESENVOLVIMENTO Amplia e explica o parágrafo introdutório. Expõe argumentos que evidenciam posição crítica, analítica, reflexiva, interpretativa, opinativa sobre o assunto.

CONCLUSÃO Retoma sinteticamente as reflexões críticas ou aponta as perspectivas de solução para o que foi discutido.

RECURSOS Linguagem referencial, objetiva; evidências, exemplos, justificativas e dados.

O QUE SE PEDE Capacidade de organizar idéias (coesão), conteúdo para discussão (cultura geral), linguagem clara, objetiva, vocabulário adequado e diversificado.

Fonte: www.coladaweb.com/redacao/estrutura-de-uma-redacao



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