terça-feira, 18 de outubro de 2011

Professores: Justiça intermediará negociações


Professores em greve preparam para hoje mais uma manifestação, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa do Pará. Os manifestantes reivindicarão mais verbas para a educação.
Amanhã (19), às 12h, no Fórum Civil, na Cidade Velha, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), governo do Estado e o juiz da 1ª Vara de Fazenda da Capital, Elder Lisboa, se encontram em uma audiência reconciliatória. Lisboa foi o responsável pela decisão para que 50% dos professores retornassem às salas de aula, sob pena de multa diária de R$10 mil. A decisão, expedida no dia 29 de setembro, considerava a greve abusiva por penalizar os alunos.
No último dia 6, os professores entraram com uma ação no Tribunal de Justiça do Estado pedindo explicações sobre como definir essa porcentagem. “Não está claro como se define esses 50%. Quem deve retornar? Os professores, os funcionários da administração, a copeira? Afinal, todos fazem parte da categoria e estão em greve?”, indaga Williams Silva, coordenador do Sintepp.
O Estado argumenta que é impossível pagar - sem o repasse de verbas federais – o que determinou o Supremo Tribunal Federal (STF), que referendou o valor integral do piso nacional para docentes, no valor de R$ 1.187, previsto na Lei 11.738. O impasse é a principal causa da paralisação que completou 23 dias na capital do estado, em Redenção a paralisação iniciou dia 04 de outubro.

Fonte: Diário do Pará


Nenhum comentário: