quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Geekie Games ajudará estudantes a identificar e melhorar deficiências no aprendizado

“O Geekie Games é uma poderosa ferramenta de suporte para os nossos alunos que realizarão o Enem. Ela auxilia o aluno, verificando suas fragilidades e ensinando como melhorá-las”, define Marcelina Henriques Pereira, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Belém, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nesta terça-feira (09), a plataforma Geekie Games será lançada no Pará, na Escola Anísio Teixeira, a partir das 8 h.
Com o Geekie Games, os professores podem acompanhar o desempenho dos alunos, elaborar planos de aula, selecionar materiais e conhecer as características de aprendizado de cada um. “É a tecnologia agindo a favor da qualidade da educação. O Pará foi um dos primeiros Estados do país que adotaram a plataforma Geekie Games como ferramenta de reforço ao conhecimento de alunos, visando o Enem”, informa o secretário de Estado de Educação, José Seixas Lourenço.
Belém receberá todas as terças e quintas-feiras três turmas de alunos do terceiro ano, de várias escolas da rede pública, para terem acesso à plataforma. As oficinas têm duração de quatro horas. O Geekie Games integra as ações do Pacto pela Educação do Pará, um esforço da Seduc para melhorar a prática docente e de gestão escolar utilizando a tecnologia da informação.

“É o Tira Dúvidas do NTE”, acrescenta Marcelina Henriques. Para participar do Tira Dúvidas, os alunos do terceiro ano fizeram uma pré-inscrição e, durante quatro horas, no prédio do NTE, receberam instruções de como navegar pela GeekieLab.
Segundo George Castro, coordenador do Ensino Médio (Coem/ Seduc), o Geekie Games é hoje uma plataforma certificada e recomendada pelo Ministério da Educação. “Várias secretarias do Brasil já aderiram. Já enviamos a relação de todos os nossos alunos do Ensino Médio para fazerem o cadastramento”, informa George Castro. O professor Esfras Franco considera a ferramenta fantástica. “O aluno poderá acompanhar o quanto já aprendeu e o que precisa melhorar para a prova do Enem”, ressalta Esfras, que leciona na Escola Estadual Romulo Maiorana, localizada na Cidade Nova 8.
Ranking - “No momento em que o aluno faz o primeiro simulado, ele é pontuado no ranking nacional. A partir dos planos de estudo, essa nota vai aumentando”, acrescenta George Castro. A nota segue a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma usada no Enem. “É como se ele estivesse participando de um jogo em todo o Brasil. Ele está encarando seus adversários no território nacional. E isso é estimulante”, reitera.
Segundo George Castro, a maioria dos alunos se sente motivada a melhorar cada vez mais seu lugar no ranking. “A cada novo plano de estudo que a plataforma gera, fica a ansiedade: quanto será minha nota no final desse plano de estudo? É envolvente”. A plataforma abriu agora em agosto em todo o Brasil, três meses antes da prova do Enem. No ano passado mais de 2 milhões de alunos foram cadastrados. Em princípio, vão participar todos os alunos da rede pública cadastrados”, assegura o professor.
A GeekieLab é aberta e, mesmo o aluno não sendo mais da rede pública, mas está tentando o Enem, poderá acessar. “Nossa expectativa hoje são de 433 mil cadastrados no Pará, por ser o número de inscritos no Enem. Quase meio milhão de pessoas!”, ressalta.
Duas capacitações já foram realizadas nos dias 28 e 29 de agosto, no Núcleo de Tecnologia Educacional, com a oferta de 50 vagas - 25 para professores do NTE, na primeira formação; 10 para formadores do NTE e 15 para o Proenem, na segunda capacitação.

Acompanhamento - Segundo orientação de George Castro, o principal, neste primeiro momento, é estimular o aluno a entrar na plataforma. Depois, o próprio Geekie fornecerá ao professor relatórios de entrada dos alunos. “Algo que demoraria um mês, a plataforma faz em horas, que é realizar o diagnóstico de todos os alunos da minha turma. Consigo visualizar o relatório todo individualizado: quem está com mais dificuldade em tal habilidade, e quem foi melhor em outra área”, conta ele.
A plataforma pretende capacitar todo aluno no Brasil para a prova do Enem. O objetivo é proporcionar, principalmente aos alunos da rede pública, as mesmas condições de aprendizado “de qualquer outro aluno, em qualquer cidade ou escola do Brasil”, destaca.
O Geekie Games 2014 inicia com as Secretarias de Estado de Educação parceiras do Pará - Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
O Geekie Games cobre todas as áreas de conhecimento do Enem e auxilia o aluno em sua rotina de estudos. O MEC reconhece o Geekie Games como a única plataforma hoje, no Brasil, capaz de fornecer a nota Teoria da Resposta ao Item (TRI), cada vez mais utilizada por especialistas. Ela quantifica a avaliação educacional, pois permite a construção de escalas de habilidades calibradas. “A TRI seria a resposta às limitações da teoria clássica, baseada em resultados de provas por meio de escores padronizados”, ressalta George Castro.
Para participar é bem simples. O estudante da escola pública já estará pré-cadastrado, e após confirmar o cadastro começará a usar a plataforma. Em seu primeiro acesso, o aluno realizará um simulado diagnóstico em cada uma das áreas de conhecimento que o exame aborda. Com base nesse resultado, será traçado um perfil do nível de proficiência do estudante. A partir daí, a plataforma monta um plano de estudo para o aluno, e ao final fará outro simulado, e outro plano de estudo será elaborado. “Na medida em que o estudante vai avançando na aprendizagem, o sistema vai propondo um plano de estudo mais adequado à nova condição do estudante", explica George Castro. 

Celival Lobo
Secretaria de Estado de Educação

Nenhum comentário: