quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Secretário destaca ações do Pacto pela Educação do Pará

Estratégias – Alex Fiúza de Melo destacou ainda que o Pacto pela Educação do Pará foi lançado em março de 2013, mas somente em dezembro do mesmo ano o governo do Estado, a partir de negociação contínua, assinou financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 210 milhões, um mês após a aplicação do exame do último Ideb.
“Na verdade, os programas de impacto pedagógico do Pacto começaram a ser implantados em 2014. Trata-se de um processo de médio e longo prazo, que ultrapassa o tempo de vários governos. Os primeiros resultados positivos só se refletirão no Ideb de 2015, já que temos a meta de elevar em 30% a nota paraense nesse índice até 2017. Se não tivéssemos esse convênio com o BID, o primeiro exclusivo na área da educação na América Latina, não conseguiríamos iniciar o Pacto”, afirmou.
O Pacto pela Educação, salientou o secretário na entrevista, prevê “ações estratégicas relacionadas à gestão democrática e profissional nas escolas”. Entre essas ações – viabilizadas mediante parceria com empresas de grande e pequeno porte, instituições, organizações não governamentais (ONGs) e representantes da sociedade civil –, está a lei estadual, aprovada no primeiro semestre deste ano, determinando que o diretor e vice-diretor das escolas, eleitos pela comunidade escolar, passarão por treinamento específico. Além disso, são prioridade na educação paraense a capacitação de professores, revisão de currículos escolares, reforma física e ampliação de escolas, adoção de novas metodologias de ensino e uso de tecnologia da informação.
Eduardo Rocha
Secretaria de Estado de Educação

Nenhum comentário: