quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pacto pela Educação recebe adesão de instituições de ensino superior

O Pacto pela Educação teve a adesão de 100% do Protocolo de Integração das Instituições de Ensino Superior do Pará, que congrega as universidades e centros universitários do Estado. A reunião para assinatura ocorreu na reitoria da Universidade da Amazônia (Unama), no último dia 5 de setembro, com a presença do secretário de Estado de Educação (Seduc), José Seixas Lourenço, e do secretário adjunto de Ensino da Seduc, Licurgo Brito.
A reunião, presidida pela reitora da Unama, Ana Célia Baía, teve a participação também do reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, e de representantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Centro Universitário do Pará (Cesupa) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (ITFPA).
O Pacto pela Educação conta com a parceria de diferentes setores e níveis de governo e sociedade civil, incluindo empresas, escolas, prefeituras, igrejas, organizações não governamentais (ONGs) e demais organizações sociais, iniciativa privada e organismos internacionais, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Para o secretário de Educação, a assinatura do protocolo consolida uma parceria sólida, que vai além do mapeamento de ações positivas. “Já participamos da rede em prol dos vínculos familiares e comunitários. Duas de nossas Unidades Seduc na Escola (Uses) já participam do projeto de colocar um observatório de violência nas escolas. Esse é um compromisso de melhoria de gestão, com a presença mais forte no ambiente escolar”, disse.
O secretário lembrou a importância do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), ao qual 141 municípios paraenses já aderiram. ”Vamos ter uma amostragem que vai permitir montar o próprio núcleo de avaliação. A expectativa é que nas próximas avaliações já se mostre um resultado positivo das ações que estão sendo implementadas na rede”, reforçou José Lourenço.
Cenário – Durante a assinatura do protocolo, também se discutiu como as instituições podem se integrar a programas da Seduc. Ana Célia Baía destacou possibilidades de cooperação e se comprometeu com um levantamento detalhado para futuras colaborações. “Hoje a entrada das universidades em nossas escolas é feita de forma voluntária, sem uma articulação com os projetos estratégicos da secretaria. Nesse sentido, o protocolo vem potencializar as ações e juntar esforços, com os programas que já estão sendo executados em várias escolas do Estado, vinculando isso ao Pacto pela Educação”, disse o secretário adjunto de Ensino, Licurgo Brito.
Para o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, o Pacto pela Educação é a sinalização concreta de um projeto positivo e de grandes desdobramentos aos indicadores educacionais no Estado. ”É a primeira vez que o Estado tem a oportunidade de ter diante de si um volume de recursos capaz de verdadeiramente fazer a diferença. É a primeira vez que um projeto nos coloca diante de uma nova realidade, com expectativa positiva”, assinalou, reiterando que estão definidos os projetos, ações e metas. “O Pacto direciona esforços e define projetos. As instituições têm de maneira clara como podem participar”, reforçou.
Durante o encontro, o secretário de Educação convidou os participantes a conhecerem a plataforma Geekie Games, que vai capacitar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O projeto é interativo, com todas as provas anteriores. O aluno testa e vê como melhorar e superar suas deficiências”, explicou. Nesta quarta-feira (10), a Seduc, Secretária de Comunicação (Secom) e TV Cultura lançam o Proenem Digital. “Uma experiência do ano passado, com professores, que se tornou a segunda maior audiência da TV, com aulas para alunos do ensino médio que estão prestes a fazer a prova do Enem”, concluiu o secretário.
Silvia Leão
Secretaria de Estado de Educação

Nenhum comentário: