domingo, 31 de outubro de 2010

Jatene é o novo governador do Pará

As principais propostas de Simão Jatene

jatene Simão Jatene



Coligação Juntos com o Povo ( PSDB, PPS, DEM, PMN, PRP, PRTB, PSDC)

Paraense, nascido em Belém, passou a infância em Castanhal. É mestre em Economia e professor da Universidade Federal do Pará. Disputa pela segunda vez o cargo de governador do Estado. Governou o Pará entre 2003 e 2006. Foi secretário de Planejamento na gestão de Jader Barbalho em 1986 e secretário-geral dos ministérios da Previdência e da Reforma Agrária, quando Jader foi ministro dessas pastas. Na gestão de Almir Gabriel, foi secretário estadual de Planejamento e depois de Produção.

- PROPOSTAS

SAÚDE

Colocar em funcionamento pleno os hospitais regionais e construir dois novos. Terminar a construção do Oncológico Infantil do Ofir Loyola. No interior, apoiar as prefeituras na gestão básica de saúde, garantindo recursos e equipamentos. Implantar efetivamente o Plano Estadual de Urgência e Emergência, os Centros de Diagnóstico Regionais e as unidades de referência especializada em três turnos de atendimento. Garantir o acesso a medicamentos a baixo custo ou gratuitos, criar a Agência Estadual de Vigilância Sanitária, reforçar o polo de referência em oncologia de Belém, com o Hospital Infantil. Implementar esse polo de referência em Santarém e Marabá, completando três grandes polos de tratamento de câncer no Estado. Modernizar o Hospital Ofir Loyola e dotá-lo de equipes em neurocirurgia e transplante de medula óssea e fígado.

EDUCAÇÃO

A restauração do critério de mérito para a nomeação dos administradores escolar. Identificar e corrigir problemas na oferta de disciplinas e má distribuição de professores. Reformar e reequipar as escolas. Apoiar os municípios na gestão e expansão da rede pública de educação infantil. Investir para a expansão do ensino especial inclusivo. Prosseguir com a interiorização da Uepa e criar cursos superiores de Saúde em Marabá. No ensino profissionalizante, recuperar as escolas existentes e construir mais 12, de forma a alcançar a meta de 60 mil matrículas em 2014. Para o ensino complementar, criar três centros de língua estrangeira (Belém, Santarém e Marabá) e retomar o programa Casa Familiar Rural.

SEGURANÇA

Revitalizar o programa Pro-Paz. Melhorar as condições de trabalho e valorizar os policiais. Investir na modernização das polícias, adquirindo equipamentos. Implantar sistema de premiação para as equipes de polícia e reaparelhar os Ciops. Estímulo às penas alternativas. Integração da inteligência. Revisar a carga horária e as condições do trabalho policial. Regionalizar as unidades especializadas.

EMPREGO E RENDA

Apoiar a agricultura familiar e o pequeno empreendimento rural. Fortalecer cadeias produtivas do agronegócio e políticas estaduais de florestas, pesca e aquicultura. Reestruturar do setor madeireiro do Estado. Retomar o Projeto de Produção de Biodiesel do óleo de palma por agricultores familiares. Expandir o crédito aos micro e pequenos empreendedores. Retomar os planos estratégicos de atração de investimentos, verticalização da produção e fortalecimento dos arranjos produtivos locais.

Um comentário:

Anônimo disse...

que dia irá começar as aulas do ensino fundamental?