sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Parque Nacional do Araguaia

Parque Nacional do Araguaia



O Parque Nacional do Araguaia tem como principal característica sua ampla rede de drenagem, formada por rios de médio e grande porte. Nessa área ocorre a formação de ipucas, ou seja, furos no igapó, que na época das cheias fazem a ligação entre os vários rios e córregos. Formado pela deposição de sedimentos trazidos pelos rios, o relevo da ilha do Bananal é baixo e plano, com altitudes entre 171 e 239 metros.

Os rios são permanentes e geralmente oferecem panoramas de rara beleza, como as praias do rio Mercês, limpas, de areias claras e praticamente desprovidas de vegetação.


Na época das cheias, a área fica toda recoberta pelas águas, com exceção da parte conhecida como Torrão, onde se situa a sede do Parque.No solo a predominância é de hidromórficos, características de solos de ácidos a muito ácidos, com baixa fertilidade natural.No geral, entretanto, a vegetação da região é de campos de várzea inundáveis. E ao norte, na zona de transição entre os cerrados e a floresta amazônica, aparecem grandes áreas florestais.
Entre as espécies mais comuns na área estão a maçaranduba. açoita-cavalo, pau-d'alho, canjeranas, pau-terra, pequi e piaçava, além de vários tipos de palmeiras e orquídias.

Na fauna há exemplares tanto da região amazônica como do cerrado. Entre os mamíferos destacam-se o cervo-do-pantanal, que é o maior e mais belo cervídeo neotropical, ariranha, ameaçada de extinção em algumas regiões, onça-pintada, e tamnduá-bandeira.

Há também uma infinidade de espécies de aves, dentre as quais a arara-azul, harpia ou gavião-real, tucano-açu, uirapuru, mutum, ema, maguaris e águia-pescadora.

Fauna aquática é abundante nas lagoas e rios do Parque. Destacam-se os peixes de grande tamanho, como o pirarucu, tucunaré e surubim, além de diversos tipos de piranha. Os répteis estão representados principalmente pela tartaruga-da-amazônia, jacaré-açu e cobras, como a surucucu, jibóia, coral e sucuri.



Localizado no médio Araguaia, no extremo norte da Ilha do Bananal, confluência do rio Araguaia com seu braço menor, o rio Javaés. Sem infra-estrutura para visitantes, o Parque tem sede provisória na cidade de Macaúbas, onde há campo de pouso para avões.


Mapa do Parque Nacional do AraguaiaParque Nacional do Araguaia
Data de criação: 31 de dezembro de 1.959, pelo decreto federal nº. 47.570.
Localização: Tocantins, abrangendo os municípios de Pium, Cristalânia e Formoso de Goiás
Área: 562.312 hectares
Perímetro: 520 km
Clima: tropical, quente semi-úmido, com quatro a cinco meses secos.
Temperaturas: média anual de 24 a 26ºC, máxima absoluta de 42ºC e mínima absoluta de 8 a 12ºC
Chuvas: entre 1750 e 2000 mm anuais
Relevo: plano.

Fonte: paginas.terra.com.br

Nenhum comentário: