quinta-feira, 3 de março de 2011

Reunião com os secretários municipais define diretrizes para o Transporte Escolar


Cerca de 95 secretários municipais de educação foram recebidos na manhã de hoje, 02, pelo secretário de educação, professor Nilson Pinto, na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O objetivo da reunião foi definir os critérios e diretrizes que conduzirão os convênios firmados entre Estado e municípios referentes ao transporte escolar 2011, já que todos os estados brasileiros têm até o dia 14 de março para se manifestar quanto ao repasse direto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos municípios para o atendimento dos alunos da Rede Estadual de Ensino.

Na abertura da reunião, o secretário de estado de educação, professor Nilson Pinto, fez uma breve exposição sobre a situação financeira em que se encontra a Rede Estadual. Ele destacou que a Seduc está aberta ao diálogo junto aos municípios, para que as propostas de convênios estejam de acordo com as necessidades do transporte escolar e a realidade financeira da Seduc. Assim, observou o secretário, a Seduc vai assegurar que o que for assinado seja de fato cumprido.


O encontro também contribuiu para abrir o diálogo junto aos municípios e discutir a formalização dos convênios do repasse de recursos referentes à contrapartida do Estado para o transporte escolar dos alunos da Rede Estadual na zona rural. Atualmente, para os municípios que fizeram essa escolha, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), repassa recursos diretamente para as prefeituras, e a Seduc apóia com uma contrapartida do tesouro do estado.

Para fortalecer ainda mais este diálogo, será criada uma comissão com dois representantes de cada região do Estado e um representante das associações de municípios. Este grupo de trabalho terá a responsabilidade de definir as necessidades e discutir os melhores critérios para a formalização dos convênios, respeitando a diversidade para o transporte em cada região.

“Esta reunião é muito importante, pois é uma oportunidade para podermos mostrar a nossa realidade e chegar ao consenso. Imagino que talvez nenhuma das partes fique 100% satisfeitas, mas acredito que vamos chegar a uma definição que satisfaça a todos, de acordo com o que pode ser feito”, afirmou o secretário de educação do município de Brasil Novo, Otoniel Costa.

Participaram também da reunião o secretário adjunto de gestão, Waldecir Oliveira; o coordenador de assistência ao estudante, Cláudio Chaves e a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Pará), professora Sandra Leite.


Texto: Mari Chiba
Fotos: Advaldo Nobre
Ascom/Sedu

Nenhum comentário: