quinta-feira, 3 de março de 2011

Secretário apresenta situação educacional aos gestores na capital e no interior


O secretário de Estado de Educação, professor Nilson Pinto, fez um levantamento da situação administrativa, financeira e pedagógica da Educação no Estado do Pará para os gestores que atuarão na capital e nos municípios do interior. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (02), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e foi definido pelo titular da Seduc “como uma reunião de trabalho para que todos tenham o mesmo nível de conhecimento e possam operar com convicção”.

O secretário deu início a sua fala enumerando as dificuldades a serem vencidas para se garantir qualidade no ensino público do Estado. Uma delas diz respeito à folha de pagamento da Seduc. “Há quatro anos a folha de pagamento da Secretaria era de R$ 46 milhões por mês. Em dezembro de 2010, este número dobrou para R$ 92 milhões”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, o que ocorreu foi um “inchaço” na folha de pagamento, fato que prejudicou também o pagamento de empresas terceirizadas e do transporte escolar em alguns municípios. Ele disse também que a arrecadação do Estado, neste período, diminuiu e como conseqüência, a proporção do recurso destinado à educação, que é de 25% em cima do que o estado arrecada ao ano, também foi reduzida.

Outra questão apontada pelo secretário diz respeito ao acesso a rede estadual de ensino. “Reconheço que nosso Estado avançou ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito ao acesso”, lembrou o Secretário. Segundo dados do próprio gestor, 90% dos estudantes do ensino Fundamental são atendidos pela rede e no ensino Médio, 70%. No entanto, ainda existem grandes entraves na Educação Infantil e Educação Tecnológica, que no Pará atende apenas 20% da demanda total.

Valorização - A solução encontrada para reverter este quadro é baseada em quatro eixos de ação. O primeiro deles é a qualificação dos professores da rede estadual e municipal, por meio do Plano de Formação Continuada, que atua formando mais de 16 mil educadores em licenciatura plena. Além da melhoria da infraestrutura das escolas estaduais, que também é uma das prioridades.

Outra medida anunciada pelo secretário, é a criação do Sistema de Avaliação da Educação do Pará, que será criado para mensurar o desempenho da comunidade escolar, anualmente, e avaliará o desempenho de professores e alunos, para a valorização e premiação visando o mérito.

Estiveram presentes na reunião, o Secretário Adjunto de Gestão Escolar (Sage), Waldecí Costa; o Assessor Político da Seduc, Altimá Alves; a Diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Deinf), Ana Cláudia Hage, que juntos esclareceram dúvidas aos novos gestores das Unidades “Seduc na Escola” (USE's) e das Unidades Regionais de Ensino (URE's).

Texto: Cora Coralina
Foto: Rai Pontes
Ascom/Seduc

Nenhum comentário: